sábado, 29 de outubro de 2022

Ouvi a palavra do Senhor

 1. Ouvi a palavra do Senhor, vós, filhos de Israel; pois o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus.

2. Só prevalecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar, e o adulterar; há violências e homicídios sobre homicídios.

3. Por isso a terra se lamenta, e todo o que nela mora desfalece, juntamente com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar perecem.

4. Todavia ninguém contenda, ninguém repreenda; pois é contigo a minha contenda, ó sacerdote.

5. Por isso tu tropeçarás de dia, e o profeta contigo tropeçará de noite; e destruirei a tua mãe.

6. O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

7. Quanto mais eles se multiplicaram tanto mais contra mim pecaram: eu mudarei a sua honra em vergonha.

8. Alimentavam-se do pecado do meu povo, e de coração desejam a iniqüidade dele.

9. Por isso, como é o povo, assim será o sacerdote; e castigá-lo-ei conforme os seus caminhos, e lhe darei a recompensa das suas obras.

10. Comerão, mas não se fartarão; entregar-se-ão à luxúria, mas não se multiplicarão; porque deixaram de atentar para o Senhor.

11. A incontinência, e o vinho, e o mosto tiram o entendimento.

12. O meu povo consulta ao seu pau, e a sua vara lhe dá respostas, porque o espírito de luxúria os enganou, e eles, prostituindo-se, abandonam o seu Deus.

13. Sacrificam sobre os cumes dos montes; e queimam incenso sobre os outeiros, debaixo do carvalho, do álamo, e do terebinto, porque é boa a sua sombra; por isso vossas filhas se prostituem, e as vossas noras adulteram.

14. Eu não castigarei vossas filhas, quando se prostituem, nem vossas noras, quando adulteram; porque os homens mesmos com as prostitutas se desviam, e com as meretrizes sacrificam; pois o povo que não tem entendimento será transtornado.

15. Ainda que tu, ó Israel, te queiras prostituir contudo não se faça culpado Judá; não venhais a Gilgal, e não subais a Bete-Ávem nem jureis, dizendo: Vive o Senhor.

16. Porque como novilha obstinada se rebelou Israel; agora o Senhor os apascentará como a um cordeiro num lugar espaçoso.

17. Efraim está entregue aos ídolos; deixa-o.

18. Acabando eles de beber, lançam-se à luxúria; certamente os seus príncipes amam a vergonha.

19. Um vento os envolveu nas suas asas; e eles se envergonharão por causa dos seus sacrifícios.

(Oséias, 4)

Comentário 

O povo sempre foi desobediente a Deus, pois nunca aceitam serem orientados, mas sim, sempre querem usar "o braço carnal" para resolver todos os problemas.

O braço carnal tem a mesma conotação aqui no texto de "força do braço". Portanto, obedecer a Deus sempre é melhor. 

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Continuando a caminhada

1. Nos dias em que os juízes governavam, houve uma fome na terra; pelo que um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar no país de Moabe, ele, sua mulher, e seus dois filhos. 2. Chamava-se este homem Elimeleque, e sua mulher Noêmi, e seus dois filhos se chamavam Malom e Quiliom; eram efrateus, de Belém de Judá. Tendo entrado no país de Moabe, ficaram ali. 3. E morreu Elimeleque, marido de Noêmi; e ficou ela com os seus dois filhos, 4. os quais se casaram com mulheres moabitas; uma destas se chamava Orfa, e a outra Rute; e moraram ali quase dez anos. 5. E morreram também os dois, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada de seus dois filhos e de seu marido. (Rute, 1)
Comentário 
No relato acima, observa -se o quanto é difícil caminhar sozinho na ausência do marido. Ora, da mesma maneira nós seguidores de Jesus Cristo também não conseguimos ir muito longe se formos sozinho, mas com a misericórdia de Jesus Cristo tudo é possível..., ou seja, chegar ao local direcionado por Jesus Cristo será muito melhor.

terça-feira, 25 de outubro de 2022

A lei e os objetivos dela

 8. Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legitimamente,

9. reconhecendo que a lei não é feita para o justo, mas para os transgressores e insubordinados, os irreverentes e pecadores, os ímpios e profanos, para os parricidas, matricidas e homicidas,

10. para os devassos, os sodomitas, os roubadores de homens, os mentirosos, os perjuros, e para tudo que for contrário à sã doutrina,

11. segundo o evangelho da glória do Deus bendito, que me foi confiado.

(1 Timóteo, 1)

Comentário 

Fala -se sobre o propósito da lei, pois  Paulo fala a respeito dos falsos mestres o levou a uma digressão sobre o propósito da lei. Portanto, a lei é boa. Assim como o próprio Jesus (MT 5.17), Paulo acreditava que a lei mosaica por si só era um presente maravilhoso de Deus ( Em 7.12-13,16). No entanto, esse bom presente  podia ser motivo de abusos e tornar-se maldição.

Repouso para os cansados

 25. Naquele tempo falou Jesus, dizendo: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.

26. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.

27. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

28. Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

29. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.

30. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

(Mateus, 11)

Comentário 

O Senhor é a nossa fortaleza quem vai a ele jamais se arrependerá de segui-lo. Dessa forma, sejamos honestos para segurar na mão dele.

Os dez mandamentos e a adoração a Deus

 1. Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:

2. Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

3. Não terás outros deuses diante de mim.

4. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

5. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

6. e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.

7. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.

8. Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

9. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;

10. mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.

11. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.

12. Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

13. Não matarás.

14. Não adulterarás.

15. Não furtarás.

16. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

17. Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

18. Ora, todo o povo presenciava os trovões, e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte a fumegar; e o povo, vendo isso, estremeceu e pôs-se de longe.

19. E disseram a Moisés: Fala-nos tu mesmo, e ouviremos; mas não fale Deus conosco, para que não morramos.

20. Respondeu Moisés ao povo: Não temais, porque Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis.

21. Assim o povo estava em pé de longe; Moisés, porém, se chegou às trevas espessas onde Deus estava.

(Êxodo, 20)

Comentário 

No versículo 4 diz: não fará para ti imagem de escultura. Ora, o Senhor não precisa de imagem, mas sim, que tenhamos o coração mais puro possível para seguirmos a ele. Sejamos verdadeiramente reconhecedores dos erros e demais coisas.

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Tem bom ânimo

 1. Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, falou o Senhor a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo:

2. Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel.

3. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo dei, como eu disse a Moisés.

4. Desde o deserto e este Líbano, até o grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.

5. Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.

6. Esforça-te, e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.

7. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares.

8. Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

9. Não te mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.

(Josué, 1)

Comentário

O capítulo 1 de Josué nos mostra como Deus cuida de cada um de nós, mesmo sendo falhos. Dessa forma, o amor de Deus para conosco é muito maior.

O chamado de Abrão

 1. Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.

2. Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção.

3. Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

4. Partiu, pois Abrão, como o Senhor lhe ordenara, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.

5. Abrão levou consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhes acresceram em Harã; e saíram a fim de irem à terra de Canaã; e à terra de Canaã chegaram.

6. Passou Abrão pela terra até o lugar de Siquem, até o carvalho de Moré. Nesse tempo estavam os cananeus na terra.

7. Apareceu, porém, o Senhor a Abrão, e disse: À tua semente darei esta terra. Abrão, pois, edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera.

8. Então passou dali para o monte ao oriente de Betel, e armou a sua tenda, ficando-lhe Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; também ali edificou um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor.

9. Depois continuou Abrão o seu caminho, seguindo ainda para o sul.

10. Ora, havia fome naquela terra; Abrão, pois, desceu ao Egito, para peregrinar ali, porquanto era grande a fome na terra.

11. Quando ele estava prestes a entrar no Egito, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher formosa à vista;

12. e acontecerá que, quando os egípcios te virem, dirão: Esta é mulher dele. E me matarão a mim, mas a ti te guardarão em vida.

13. Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma em atenção a ti.

14. E aconteceu que, entrando Abrão no Egito, viram os egípcios que a mulher era mui formosa.

15. Até os príncipes de Faraó a viram e gabaram-na diante dele; e foi levada a mulher para a casa de Faraó.

16. E ele tratou bem a Abrão por causa dela; e este veio a ter ovelhas, bois e jumentos, servos e servas, jumentas e camelos.

17. Feriu, porém, o Senhor a Faraó e a sua casa com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão.

18. Então chamou Faraó a Abrão, e disse: Que é isto que me fizeste? por que não me disseste que ela era tua mulher?

19. Por que disseste: E minha irmã? de maneira que a tomei para ser minha mulher. Agora, pois, eis aqui tua mulher; toma-a e vai-te.

20. E Faraó deu ordens aos seus guardas a respeito dele, os quais o despediram a ele, e a sua mulher, e a tudo o que tinha.

(Gênesis, 12)

Comentário 

O  quê aconteceu com Abrão acontece com nós quando nos entregamos a Jesus verdadeiramente, assim sendo, devemos obedecer ao chamado para sermos felizes, e também fazer a obra Dele (Jesus).

domingo, 23 de outubro de 2022

As bênçãos de Deus

 22. Então Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas dos mares; e multipliquem-se as aves sobre a terra.

23. E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.

24. E disse Deus: Produza a terra seres viventes segundo as suas espécies: animais domésticos, répteis, e animais selvagens segundo as suas espécies. E assim foi.

25. Deus, pois, fez os animais selvagens segundo as suas espécies, e os animais domésticos segundo as suas espécies, e todos os répteis da terra segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom.

26. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.

27. Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

28. Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.

29. Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento.

30. E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todo ser vivente que se arrasta sobre a terra, tenho dado todas as ervas verdes como mantimento. E assim foi.

31. E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto.

(Gênesis, 1)

Comentário 

Há cinco bênçãos de Deus 

1. Frutificai

2. Multiplica

3. Transborda

4. Sujeita

5. Dominai 

Assim sendo, existe também o gênero criado por Deus. Homem e mulher, ou seja, masculino e feminino. Portanto, uma benção criada por Deus para ajudar os homens...como é belo o amor de uma mulher.

O sonho do padeiro chefe

 16. Quando o padeiro-mor viu que a interpretação era boa, disse a José: Eu também sonhei, e eis que três cestos de pão branco estavam sobre a minha cabeça.

17. E no cesto mais alto havia para Faraó manjares de todas as qualidades que fazem os padeiros; e as aves os comiam do cesto que estava sobre a minha cabeça.

18. Então respondeu José: Esta é a interpretação do sonho: Os três cestos são três dias;

19. dentro de três dias tirará Faraó a tua cabeça, e te pendurará num madeiro, e as aves comerão a tua carne de sobre ti.

20. E aconteceu ao terceiro dia, o dia natalício de Faraó, que este deu um banquete a todos os seus servos; e levantou a cabeça do copeiro-mor, e a cabeça do padeiro-mor no meio dos seus servos;

21. e restaurou o copeiro-mor ao seu cargo de copeiro, e este deu o copo na mão de Faraó;

22. mas ao padeiro-mor enforcou, como José lhes havia interpretado.

23. O copeiro-mor, porém, não se lembrou de José, antes se esqueceu dele.

(Gênesis, 40)

Comentário

O versículo 23 nos ensina que quando queremos conhecer uma pessoa de verdade devemos dar poder a ela, ou seja, um cargo. Destarte o copeiro-mo esqueceu de José.


O amor de Jesus

 Mateus 27

11. Jesus, pois, ficou em pé diante do governador; e este lhe perguntou: És tu o rei dos judeus? Respondeu-lhe Jesus: É como dizes.

12. Mas ao ser acusado pelos principais sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu.

13. Perguntou-lhe então Pilatos: Não ouves quantas coisas testificam contra ti?

14. E Jesus não lhe respondeu a uma pergunta sequer; de modo que o governador muito se admirava.

15. Ora, por ocasião da festa costumava o governador soltar um preso, escolhendo o povo aquele que quisesse.

16. Nesse tempo tinham um preso notório, chamado Barrabás.

17. Portanto, estando o povo reunido, perguntou-lhe Pilatos: Qual quereis que vos solte? Barrabás, ou Jesus, chamado o Cristo?

18. Pois sabia que por inveja o haviam entregado.

19. E estando ele assentado no tribunal, sua mulher mandou dizer-lhe: Não te envolvas na questão desse justo, porque muito sofri hoje em sonho por causa dele.

20. Mas os principais sacerdotes e os anciãos persuadiram as multidões a que pedissem Barrabás e fizessem morrer Jesus.

21. O governador, pois, perguntou-lhes: Qual dos dois quereis que eu vos solte? E disseram: Barrabás.

22. Tornou-lhes Pilatos: Que farei então de Jesus, que se chama Cristo? Disseram todos: Seja crucificado.

23. Pilatos, porém, disse: Pois que mal fez ele? Mas eles clamavam ainda mais: Seja crucificado.

24. Ao ver Pilatos que nada conseguia, mas pelo contrário que o tumulto aumentava, mandando trazer água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Sou inocente do sangue deste homem; seja isso lá convosco.

25. E todo o povo respondeu: O seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos.

26. Então lhes soltou Barrabás; mas a Jesus mandou açoitar, e o entregou para ser crucificado.

(Mateus, 27)