terça-feira, 12 de novembro de 2024

TRAUMA

 Atividade 37: Você é o médico que trabalha na unidade de saúde mais próxima do local do acidente. A enfermeira da sua equipe recebe uma ligação da empresa responsável avisando que estão transferindo o paciente com trauma na perna por esmagamento e com perda sanguínea de grande volume. O hospital de referência para trauma fica a 100 km de distância. Como preparar a equipe para o primeiro atendimento?

  • Preparar material para intubação;
  • Verificar funcionamento do cilindro de oxigênio;
  • Colar cervical e prancha rígida para estabilização da coluna;
  • Monitor e equipamentos para acompanhar sinais vitais;
  • Material para punção de acesso venoso periférico e soro fisiológico;
  • Material para curativo compressivo ou torniquete do ferimento;
  • Delegar a cada membro da equipe a função que exercerá no atendimento;
  • Entrar em contato com o hospital de referência e avisar a possibilidade da transferência de um paciente traumatizado.

 

EXERCICIOS

 Atividade 36: Diante dos riscos ocupacionais a que Josué está exposto, elencados na pergunta anterior, cite os EPIS que ele deve utilizar:

 Josué deverá usar: gorro para proteção solar; óculos para evitar acidentes oculares; máscara quando exposto à fumaça; botas, luvas que protegem de contato com animais peçonhentos; calça e camisa de tecido resistente devido ao risco de corte com a foice.

MEDICINA

 Atividade 35: Quais os riscos ocupacionais que você identifica no processo laboral de Josué?

Os trabalhadores rurais podem estar expostos a quase todas as categorias de risco ocupacional, dependendo da natureza da atividade realizada, das condições de trabalho em que atua e das características do próprio trabalhador em relação a sua saúde.

Entre os principais riscos estão os traumas secundários ao uso de máquinas e equipamentos como tratores, caminhões, colheitadeiras, ferramentas de corte e perfuração, que podem causar amputações, lesões por esmagamento, por exemplo; contaminação por manuseio de produtos químicos como pesticidas, fertilizantes que podem ocasionar variados graus de intoxicação; riscos ergonômicos devido a longas jornadas sob movimentos repetitivos, na presença de cargas pesadas ou posturas inadequadas que culminam com lesões musculoesqueléticas; exposição a gases poluentes que acarretam patologias pulmonares crônicas; exposição a ruídos que podem prejudicar a função auditiva do trabalhador.

Na situação de trabalho de Josué, os principais riscos a que ele está exposto são: risco ergonômico por movimentos repetitivos e postura inadequada; risco de acidentes por animal peçonhento e acidente por máquinas; risco de doenças pulmonares devido à exposição à fumaça e risco de sintomas e doenças secundários ao excesso de calor.

Grande parte dos acidentes poderia ser evitada com o uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPI, e os de proteção coletiva – EPC, que são fornecidos de acordo com a área e do risco existente no local, assim como seria importante a prática de treinamentos com funcionários, programas de prevenção e de conscientização entre outras medidas. Infelizmente, poucos trabalhadores têm acesso a esses equipamentos e a esse trabalho de educação continuada.

MEDICINA

 Atividade 29: Como você explicaria quais são os EPIs mais importantes e como obter mais informações sobre o seu uso? Escreva sua resposta:

Como nós temos diferentes tipos de agrotóxicos, com características e graus de toxicidade variados, os EPIs indicados para cada aplicação também podem variar. O ideal é perguntar suas dúvidas para o agrônomo responsável na loja em que o produto for comprado. Além disso, na Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ), há as recomendações sobre controle de exposição e proteção individual. É importante ressaltar que o agrotóxico deve ser utilizado quando necessário e com a indicação correta. Para minimizar danos, você pode aplicar o produto no início do dia ou no final da tarde, observar o sentido do vento e revezar a aplicação dos produtos com outras pessoas, quando possível. A Figura 42 traz a ilustração dos principais EPIs utilizados.

INTOXICAÇÃO

 Atividade 28: Você pensaria que Miguel possa estar tendo sintomas de intoxicação crônica por agrotóxico? Justifique sua resposta.

A intoxicação crônica pode ser percebida quando a pessoa é exposta ao agente químico repetidas vezes por um período prolongado de tempo, acarretando alterações no estado de saúde. Esse tipo de intoxicação pode ser de difícil diagnóstico uma vez que são sintomas variados e que, muitas vezes, as pessoas expostas não consideram que possam estar tendo intoxicação crônica por julgarem que os efeitos são leves e corriqueiros. No caso clínico descrito, os pacientes não fizeram a associação da exposição aos agrotóxicos com as queixas descritas. Miguel traz sintomas diversificados e inespecíficos, como dor abdominal, cefaleia, cansaço e tosse. Além disso, ele refere que nem sempre utiliza os equipamentos de proteção individuais (EPIs) e que o pai também apresenta sintomas semelhantes, apesar de não se queixar. Provavelmente, os sintomas variam conforme o agrotóxico utilizado, tempo de exposição, via de absorção, EPIs utilizados, fatores climáticos e individuais. Nos dias de temperaturas mais elevadas ou de maior esforço físico, por exemplo, a intoxicação pode ser agravada, uma vez que aumenta a absorção do produto.

ACIDENTES

 Atividade 27: O que você pode dar de dicas de prevenção de acidentes na infância para Márcia? Escreva as suas considerações e, depois, compare com os comentários.

 A faixa etária do Gabriel é marcada pela curiosidade, sem, no entanto, conseguir julgar o que é perigoso. Sendo assim, é uma faixa etária na qual acidentes como afogamento, atropelamento, quedas ou queimaduras são frequentes. É importante que os cuidadores entendam as características de cada faixa etária para poder prever e prevenir os acidentes. Gabriel viu o pai e o irmão indo para a roça e teve curiosidade de ir atrás. Provavelmente, viu as embalagens que eram diferentes e resolveu mexer para conhecer aquilo. Sendo assim, uma das dicas é cuidar dos produtos perigosos, não os deixando ao alcance das crianças. Eles podem ser deixados em locais fechados ou em lugares mais altos, por exemplo. Podem ser colocadas telas nas janelas e grades de proteção nas portas; dessa forma, o Gabriel não conseguiria tão facilmente ir atrás do pai e do irmão quando eles saíram. O ideal seria ele não ficar na cozinha enquanto a Márcia cozinha devido a riscos de queimadura, por exemplo. É importante individualizar cada situação e entender o contexto da família, utilizando a criatividade para auxiliar a achar soluções para as dificuldades encontradas (por exemplo: não tenho com quem deixar o Gabriel enquanto cozinho).

CÃO MORDIDA

 

Atividade 12 – Foca sofreu um acidente grave por um cão considerado desaparecido. Você indicou vacina e o soro heterólogo antirrábico. Assinale a alternativa que apresenta a prescrição mais adequada para esse paciente: Foca pesa 60 quilos. 

Lavar a ferida com água e sabão e iniciar, imediatamente, o esquema profilático com soro e 2 doses de vacina administradas no deltoide ou vasto lateral da coxa, nos dias 0, 3, 7 e 14 . Deve ser administrada a dose de 2.800 UI de soro antirrábico e infiltrada na lesão a maior quantidade possível de soro; o restante, no glúteo.

CÃO

 

Atividade 11 – Assinale a alternativa que apresenta o tipo de acidente causado pelo animal (natureza da exposição), características do animal envolvido, bem como a conduta adequada. 

Tipo de exposição: mordedura; localização: coxa; tipo de ferimento: único e profundo. Acidente grave; animal não domiciliado considerado desaparecido. Conduta: vacinar o indivíduo e aplicar o soro.

ACIDENTE MORDIDA DE CÃO

 

Atividade 11 – Assinale a alternativa que apresenta o tipo de acidente causado pelo animal (natureza da exposição), características do animal envolvido, bem como a conduta adequada. 

Tipo de exposição: mordedura; localização: coxa; tipo de ferimento: único e profundo. Acidente grave; animal não domiciliado considerado desaparecido. Conduta: vacinar o indivíduo e aplicar o soro.

ACIDENTE DE MORDIDA

 

Atividade 10 – Assinale a alternativa que apresenta o tipo e risco do ferimento e a conduta mais adequada – vacina antitetânica (VAT), soro antitetânico (SAT): 

Ferimento com alto risco de tétano; (mordedura) em paciente com história vacinal incerta ou com menos de 3 doses – prescrever a VAT e o SAT.

MÉDICO

Atividade  6  - Cite algumas características do trabalho do médico, em relação ao sistema de saúde, nas áreas rurais.

RESPOSTAS

São algumas características relacionadas ao trabalho do médico nas áreas rurais:

1.Equipes menores;
2.Maiores distâncias até outros recursos, como especialistas e hospitais;
3.Desafios relacionados ao acesso e à longitudinalidade em algumas localidades, por outro lado facilitadas, por ser – às vezes – o único serviço de saúde;
4.Atenção integral às vezes prejudicada pela distância, mas por vezes facilitada por concentrar serviços num único profissional;
5.Relação mais próxima com gestores;
6.Comunidades delimitadas com mais noção de pertencimento, o que facilita a participação da comunidade em nível local;
7.Maior conhecimento das famílias e da comunidade, o que facilita uma abordagem de APS.

 

trabalho do médico

 Atividade  5 – Cite algumas diferenças do trabalho do médico em áreas rurais, comparado ao de áreas urbanas.

 RESPOSTA

Entre as diversas respostas possíveis estão: 

  • o maior escopo de habilidades e conhecimentos mobilizados no dia a dia;
  • a necessidade de lidar com exames sem laudo;
  • o manejo inicial de condições emergenciais;
  • o relativo isolamento em relação a colegas e especialistas;
  • a realização de um maior rol de procedimentos;
  • a relação mais próxima com os pacientes e a comunidade;
  • o maior entendimento das condições de vida locais e competência cultural, quando morador da localidade.

medicina rural

 

Atividade  4 – Grande iniquidade na distribuição dos recursos humanos em saúde no Brasil e no mundo contribui para os piores resultados em saúde nas áreas rurais.

Cite alguns itens que, na sua opinião, poderiam compor as estratégias para o enfrentamento do problema.

RESPOSTA

Idealmente, o enfrentamento do problema da má distribuição de recursos humanos em saúde para áreas rurais deveria basear-se numa estratégia complexa que incluísse vários dos itens relacionados a seguir e que são recomendados internacionalmente.

1.Formação de profissionais com enfoque generalista, com habilidades amplas.
2.Inserção em áreas rurais desde a graduação, mas também na pós-graduação.
3.Descentralização e regionalização da formação de profissionais de saúde.
4.Pré-seleção do perfil dos estudantes.
5.Condições de trabalho adequadas para o profissional.
6.Estímulo à educação permanente em saúde.
7.Condições de trabalho e estudo para os familiares do profissional.
8.Condições de vida para a família do profissional.
9.Remuneração adequada.
10.Estímulo à inserção acadêmica.
11.Estímulo ao envolvimento em projetos de pesquisa em áreas rurais.
12.Valorização subjetiva do profissional de áreas rurais.
13.Planos para a carreira do profissional.

14.Recompensa e estímulos à fixação no caso de serviços compulsórios.

Atividade 3 – Cite alguns problemas e situações relacionados à saúde que se apresentam de forma diferente em áreas rurais, em comparação com os urbanos.

 

Atividade  3 – Cite alguns problemas e situações relacionados à saúde que se apresentam de forma diferente em áreas rurais, em comparação com os urbanos.

 

São exemplos de indicadores relacionados à saúde que costumam ser piores em áreas rurais:

●  a mortalidade infantil;

●  a esperança de vida ao nascer;

●  a proporção de pobres, a taxa de analfabetismo;

●  o percentual da população com ensino fundamental completo;

●  a prevalência de pessoas que habitam domicílios com estrutura inadequada;

●  o abastecimento de água;

●  o esgotamento sanitário e a energia elétrica;

●  o acesso ao sistema de saúde e as ações específicas de prevenção, tratamento e reabilitação.

una sus

 

Atividade  1 – O que é rural?

Antes de iniciarmos os estudos sobre as características e desafios da saúde das pessoas e do trabalho médico em áreas rurais, é importante que entendamos a complexidade do conceito de ruralidade. Você já parou para pensar o que diferencia o meio rural do urbano? Será que essa dicotomia rural/urbano é absoluta, não havendo situações intermediárias? No Brasil há um só tipo de território rural ou serão múltiplos?

Reflita sobre as questões levantadas e liste características que você julga as mais importantes para a definição de uma área rural.

resposta

Não há resposta única e inequívoca que esgote essa questão, mas entre os itens possíveis poderíamos declarar que:

●   As áreas rurais, em geral, têm densidade populacional relativamente baixa.

●   Rural não é sempre sinônimo de agrícola (ou agropecuário) e nem tem exclusividade sobre esses.

●  No meio rural, uma série de serviços são menos prováveis ou mais dispersos que os encontrados nas grandes cidades (fornecimento de água, asfaltamento de vias, iluminação pública, acesso à internet, etc.), embora existam exceções.

●   Como o urbano, o rural também é multissetorial (pluriatividade) e multifuncional (funções produtiva, ambiental, ecológica, social).

●   Não há um isolamento absoluto entre os espaços rurais e as áreas urbanas; pelo contrário, a grande interação entre estes torna ainda mais relevante para todos a saúde das populações rurais, pois elas produzem os alimentos e captam as águas para as cidades.

●  Há grande diversidade de áreas rurais no nosso país (florestas, ribeirinhos, ilhas, comunidades remotas, pequenas cidades isoladas, populações indígenas, quilombos, áreas rurais adjacentes às cidades, etc.).

 

terça-feira, 26 de março de 2024

Atestado de dentista: Como deve ser feito e quando você pode fornecer!

 

O conteúdo de hoje traz como tema o atestado emitido pelo cirurgião-dentista. Buscamos responder algumas das maiores dúvidas sobre esse tipo de documento médico, abordando sua validade legal, as informações que precisam estar contidas nele, e algumas outras dicas para que ele esteja de acordo com o que pede a legislação. 

Quer atualizar seus conhecimentos sobre essa temática? Então vem com a gente! 

 

Atestado de dentista: É válido para justificar faltas?

Sim! Apesar de muitas pessoas pensarem que o atestado odontológico é diferente do atestado médico, essa é uma grande inverdade, visto que ambos têm valor legal e que fazer atestado é uma das competências do cirurgião-dentista. 

Isso porque o cirurgião-dentista teve sua profissão devidamente regulamentada pela lei 5081, de 1966, e com isso, ficaram estabelecidas as competências, direitos e deveres do profissional. 

De acordo com o CFO, a emissão do atestado odontológico é um direito legal do cirurgião-dentista, sendo que seu fornecimento é dever ético do profissional e direito do paciente. 

Desse modo, o atestado gerado pelo cirurgião-dentista é válido para justificativa de falta. No entanto, seja o atestado redigido por médico ou dentista, ele não garante a remoção de falta e sim a justificativa. Já isso fica a critério da empresa, escola, faculdade ou instituição o abono da falta ou não, de acordo com seus regimentos internos.  

É importante ressaltar que se a empresa verificar rasuras no atestado ou indícios de falsidade, a mesma poderá se negar a aceitar o documento e requerer esclarecimentos de seu funcionário. 

Porém, se o atestado odontológico for legítimo e não for aceito pelo empregador, o paciente deverá denunciar o caso à Delegacia Regional do Trabalho para assegurar seus direitos trabalhistas.

 

Como deve ser feito um atestado de dentista?

O atestado odontológico é um documento médico que garante que o indivíduo realizou uma consulta odontológica ou foi submetido a alguma intervenção odontológica e, por isso, precisou se ausentar de sua atividade durante o período da consulta. 

E, em alguns casos, precisará de alguns dias de afastamento do seu trabalho ou dos estudos para manter o repouso.

Se você é um cirurgião-dentista recém formado, já pode ter se deparado com essa dúvida: Será que eu incluí todas as informações necessárias no atestado? 

Mas a partir de agora, você poderá se sentir seguro ao redigir um atestado, pois segue abaixo todas as informações que esse tipo de documento deve conter para ter um valor legal: 

  • Nome completo e endereço do profissional
  • Nome completo do paciente
  • A que fim se destina: para escola? Para o trabalho?
  • O que aconteceu ao paciente, por exemplo: o paciente compareceu ao consultório para consulta odontológica ou para tratamento odontológico
  • Informações sobre se há necessidade de repouso ou não, especificando por quanto tempo, caso seja necessário. 
  • Data e assinatura do profissional

É preciso ressaltar que o atestado deve sempre constar informações verdadeiras e que só deve ser emitido e assinado por quem de fato realizou o atendimento e pelo tempo correto de duração do atendimento. 

O atestado odontológico deve conter CID?

Para resguardar a privacidade do paciente, o CID deve ser inserido no atestado apenas quando for expressamente solicitado pelo mesmo. Isso se deve ao fato de que é dever do cirurgião-dentista cumprir com o sigilo profissional. Algumas empresas exigem que o CID esteja presente no atestado médico, mesmo que o sigilo seja direito do paciente.

Por essa razão, quando o CID for incluído no atestado, é recomendado que o cirurgião-dentista registre no próprio atestado ou no prontuário que a inclusão se deu por solicitação do paciente. 

Quando pode ser feito um atestado odontológico?

O atestado deve ser realizado quando o paciente solicitante comparecer a consulta odontológica, seja para avaliação ou intervenções de tratamento. 

O período de tempo contido no atestado deve ser exatamente o período de tempo que o paciente permaneceu na clínica, visto que esse documento pode gerar intercorrências legais. Por exemplo, se transformar em um álibi. 

Algumas vezes, o acompanhante do paciente necessita também da apresentação de um documento em seu emprego, por exemplo. Nesses casos, o documento correto a ser redigido é a Declaração, visto que o acompanhante não passou por atendimento. 

Desse modo o documento terá como destinatário o acompanhante do paciente e o objetivo será declarar que o indivíduo esteve no consultório, mesmo não tendo sido submetido a qualquer consulta ou procedimento. 

E, em relação ao repouso, a lei não estipula a quantidade de dias de afastamento que pode ser concedidos ao paciente e, sendo o cirurgião-dentista um profissional liberal, que possui autonomia em seus atos, ele está apto a avaliar as condições clínicas do paciente e assim determinar o tempo necessário de repouso. 

Lembre-se que de acordo com o Código de Ética, algumas condutas relacionadas a emissão de atestado podem constituir infração ética, como: 

  • Deixar de atestar consultas realizadas quando solicitado pelo paciente ou seu representante legal; 
  • Atestar sem ter exercido a função; 
  • Comercializar atestados e declarar fatos e situações que não retratam a verdade; 
  • Manter no consultório o receituário de atestados em branco e assinado.

 

Conclusão

Se você é cirurgião-dentista e chegou até aqui, com certeza poderá emitir atestados com maior segurança depois desse conteúdo, não é mesmo? Então, compartilhe esse conteúdo com algum colega e continue nos acompanhando, pois em breve tem mais! 

Referência

https://aditek.com.br/blog/atestado-de-dentista/