Atividade 1 – O que é rural?
Antes de iniciarmos os estudos sobre as características e desafios da saúde das pessoas e do trabalho médico em áreas rurais, é importante que entendamos a complexidade do conceito de ruralidade. Você já parou para pensar o que diferencia o meio rural do urbano? Será que essa dicotomia rural/urbano é absoluta, não havendo situações intermediárias? No Brasil há um só tipo de território rural ou serão múltiplos?
Reflita sobre as questões levantadas e liste características que você julga as mais importantes para a definição de uma área rural.
resposta
Não há resposta única e inequívoca que esgote essa questão, mas entre os itens possíveis poderíamos declarar que:
● As áreas rurais, em geral, têm densidade populacional relativamente baixa.
● Rural não é sempre sinônimo de agrícola (ou agropecuário) e nem tem exclusividade sobre esses.
● No meio rural, uma série de serviços são menos prováveis ou mais dispersos que os encontrados nas grandes cidades (fornecimento de água, asfaltamento de vias, iluminação pública, acesso à internet, etc.), embora existam exceções.
● Como o urbano, o rural também é multissetorial (pluriatividade) e multifuncional (funções produtiva, ambiental, ecológica, social).
● Não há um isolamento absoluto entre os espaços rurais e as áreas urbanas; pelo contrário, a grande interação entre estes torna ainda mais relevante para todos a saúde das populações rurais, pois elas produzem os alimentos e captam as águas para as cidades.
● Há grande diversidade de áreas rurais no nosso país (florestas, ribeirinhos, ilhas, comunidades remotas, pequenas cidades isoladas, populações indígenas, quilombos, áreas rurais adjacentes às cidades, etc.).
Nenhum comentário:
Postar um comentário