A partir do mapeamento inicial é possível avaliar os idosos e identificar aqueles que têm alguma fragilidade ou vulnerabilidade como, por exemplo, os acamados.
Nesse sentido, a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa é um dos principais instrumentos de avaliação multidimensional que contribui para o monitoramento e o planejamento das ações de cuidado para essa população, ajudando a avaliar o idoso em várias dimensões:
✥ sociofamiliar;
✥ clínica;
✥ ambiental;
✥ funcional.
O VES-13 também permite o acompanhamento da situação de vulnerabilidade funcional das pessoas idosas ao longo do tempo. Consiste em um questionário que pode ser aplicado por qualquer membro da equipe, inclusive e especialmente por Agentes Comunitários de Saúde (ACS), e deve ser respondido pelos idosos (ou pelos seus familiares e cuidadores, quando os idosos não puderem).
Cada item recebe uma determinada pontuação e o somatório final pode variar de 0 a 10 pontos. A pontuação igual ou superior a três significa um maior risco de declínio funcional ou morte em dois anos, indicando maior vulnerabilidade e atenção as suas necessidades.
Segundo a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, são considerados frágeis os idosos que:
✥ residem em Instituição de Longa Permanência para Idosos;
✥ encontram-se acamados;
✥ estiveram hospitalizados recentemente por qualquer razão;
✥ apresentam doenças sabidamente causadoras de incapacidade funcional;
✥ encontram-se com pelo menos uma incapacidade funcional básica, ou seja, incapacidade de realizar alguma atividade básica de vida diária;
✥ vivam em situação de violência doméstica;
✥ ou tenham 75 anos de idade ou mais.
ACOLHIMENTO E ESCUTA ATIVA
Na área da saúde, acolher significa perceber, compreender e atender às demandas dos usuários. É o processo de inclusão do usuário na rede de atenção à saúde (RAS), conforme suas expectativas e necessidades, sejam elas percebidas ou não por ele.
Quando o tema é saúde da pessoa idosa, é necessária ainda mais atenção, lembrando que um bom acolhimento pressupõe atenção centrada no usuário e que este grupo de pessoas tem direito ao atendimento prioritário.
O acolhimento em saúde é uma prática que contribui para o protagonismo do usuário e pode aumentar seu grau de autonomia no cuidado com sua própria saúde. Permite ainda:
- a) a melhoria do acesso dos usuários aos serviços de saúde;
- b) a abordagem integral;
- c) o fortalecimento de vínculos de confiança entre profissionais de saúde e usuários;
- d) o aprimoramento do trabalho em equipe;
- e) o aumento do comprometimento desses profissionais com a resolução das demandas da comunidade.
Acolher na rede de atenção à saúde pressupõe a escuta ativa: o profissional ouve, estimula a fala e acolhe o discurso do usuário, sem julgar.
Ao final da conversa, o profissional que acolhe retoma aspectos importantes do que foi relatado e certifica-se de que está elaborando uma proposta adequada às necessidades do usuário.
A postura do profissional deve ser acolhedora e confiante, com atenção especial à linguagem corporal.
Uma dica importante é não escrever durante toda a conversa, de forma que o paciente entenda que o profissional de saúde está prestando atenção nele.
É recomendado também que ambos (profissional e usuário) não falem ao celular durante todo o atendimento.
O ambiente em que o acolhimento é realizado deve ser calmo, silencioso e permitir a privacidade do usuário.
Nesse momento de acolhimento também é importante avaliar as condições de mobilidade da pessoa idosa, como, por exemplo, se deambula sozinha, se precisa de ajuda, se veio acompanhado ou sozinho etc.
Questão Avaliativa 1
Objetivo de aprendizagem: Acolher a pessoa idosa no serviço de saúde
O acolhimento da pessoa idosa no serviço de saúde de forma qualificada tem como um dos fundamentos a escuta ativa. Sobre este tema, escolha a opção correta.
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