1-
É correto afirmar sobre a ocorrência de Tétano no Brasil e no mundo, exceto :
a) A conscientização da população em relação à importância da imunização contra o Tétano aliada ao sucesso das campanhas de vacinação diminuíram drasticamente a ocorrência de Tétano no Brasil.
b) A melhora da assistência pré-natal e da cobertura vacinal são ações primordiais na prevenção do Tétano Neonatal e da sua ocorrência.
c) A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que o Brasil eliminou o Tétano Neonatal devido ao sucesso do Programa Nacional de Imunização (PNI) e do Plano de Eliminação do Tétano Neonatal (PETNN) que preconizam e garantem ampla cobertura vacinal.
d) Só foi possível diminuir a ocorrência de Tétano no Brasil e no mundo devido à ampla cobertura vacinal, porém, em áreas carentes e em países subdesenvolvidos, a incidência ainda é alta.
e) A migração da população para áreas urbanas foi fator decisivo para a diminuição dos casos de Tétano.
2-
Em relação ao Tétano, é correto afirmar:
a) O Tétano é uma doença altamente contagiosa.
b) O uso de antibióticos como metronidazol e penicilina eliminam o Clostridium tetani, por isso os antibióticos são mais eficazes que a vacina no controle do Tétano.
c) O uso de antibióticos cura o Tétano.
d) A imunização ativa com soro antitetânico ou com imunoglobulina humana antitetânica está indicada tanto para profilaxia, em casos específicos, como para o tratamento do Tétano.
e) A vacina antitetânica confere imunidade ao Clostridium tetani por estimular o organismo a produzir anticorpos contra o Clostridium tetani.
3-
A Organização Mundial de Saúde estimula os países a vacinarem sua população com o objetivo de diminuir a ocorrência de Tétano. Países que apresentam baixa cobertura vacinal têm uma maior incidência de Tétano. Em relação à vacina antitetânica, é correto afirmar:
a) A vacina só pode ser administrada em crianças após 1 ano de vida para não afetar o desenvolvimento da criança.
b) A vacina antitetânica pode ser administrada em unidades básicas de saúde mesmo que a mãe por algum motivo não tenha realizado pré-natal.
c) A vacina antitetânica não deve ser administrada em idosos porque estes, em geral, apresentam comprometimento da imunidade.
d) A vacina antitetânica deve ser administrada sozinha, não podendo ser administrada com outras vacinas como para Coqueluche, Difteria, Hepatite B e Haemophilus influenza devido ao risco de reação cruzada.
e) Mulheres que fazem uso de métodos contraceptivos não precisam ser vacinadas.
4-
Em relação à patogênese do Tétano, podemos afirmar, exceto :
a) A tetanospasmina é a neurotoxina produzida pela forma vegetativa do Clostridium tetani, responsável pelas alterações neurológicas vistas no Tétano.
b) O mecanismo de ação da tetanospasmina é o boqueio da liberação de neurotransmissores inibidores, em consequência ocorre estado de hiperexcitabilidade, hipertonia contínua, contrações e espasmos musculares.
c) Feridas supurativas ou com áreas de necrose não são um ambiente propício para os esporos de Clostridium tetani passarem à forma vegetativa produtora de tetanospasmina.
d) Presença de corpo estranho, terra e poeira nas feridas aumentam a probabilidade de ocorrência de Tétano, mas mesmo feridas limpas e o coto umbilical podem ser portas de entrada para o Clostridium tetani.
e) A tetanospasmina pode atingir o sistema nervoso autônomo acarretando em disfunção autonômica do sistema nervoso simpático e parassimpático com graves consequências clínicas.
5-
Só se diagnostica qualquer doença se a conhecemos e se pensamos na hipótese de sua ocorrência. Por isso quanto maior as hipóteses diagnósticas maior a chance de se chegar ao diagnóstico. Muitas vezes, os sintomas iniciais da doença são comuns a várias outras doenças, e a existência de exame complementar considerado padrão ouro é de grande auxílio no diagnóstico da doença. Em relação ao diagnóstico e ao quadro clínico do Tétano, podemos afirmar, exceto :
a) O diagnóstico do Tétano é iminentemente clínico, corroborando o famoso aforisma médico: “A clínica é soberana”.
b) O sintoma mais característico do Tétano é a hipertonia mantida da musculatura estriada.
c) Pode ocorrer disfagia secundária à hipertonia da musculatura da faringe e laringe, e a ocorrência de laringoespasmo pode levar à morte por asfixia.
d) O trismo (dificuldade de abertura da boca) e o riso sardônico são características do Tétano e ocorrem devido à hipertonia dos músculos masseteres.
e) A dosagem sérica de tetanospasmina e o isolamento de anticorpos antitetanospasmina são necessários para a confirmação diagnóstica e devem ser solicitados rotineiramente em casos suspeitos de Tétano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário