1
– O que é doutrina?
É
o conjunto de princípios que servem de base ao cristianismo, compreendendo desde o ensinamento, pregação, opinião das lideranças religiosas, desde que embasadas em Textos de obras Bíblicas escritas, como Regra de fé, preceito de comportamento e norma de conduta
social, referente a Deus, a Jesus, ao Espírito Santo e Salvação.
2 – Por que doutrina é importante?
Doutrina é importante para a salvação. João 8:24 relata que: “ Por
isso vos disse que morrereis em vossos pecados; porque, se não credes que eu
sou, morrereis em vossos pecados”. Portanto, o próprio Jesus disse: - a
salvação depende de ter a doutrina correta.
3
– Conceitue doutrina no AT e NT.
CONCEITO DE DOUTRINA NO ANTIGO TESTAMENTO:
Doutrina (hebraico "xql leqach") - (Dt.
32:2; Pv.4:2; Pv.9:9; Pv. 13:14) -
ensinamento, ensino, percepção, capacidade de persuasão. Palavra proveniente de laqach, que significa tomar, pegar, buscar, segurar, apanhar, receber, adquirir, comprar, trazer, casar, tomar esposa,
arrebatar, tirar, carregar embora, tomar em casamento.
A doutrina escorrerá
suavemente em todos os lugares. Além disso, é uma boa lei que dá instrução ao sábio e ensina aos justos uma fonte de vida e como se desviar dos laços da morte.
Doutrina (hebra ico "hrwt towrah ou
hrt torah ") -
(Is. 28:9; Is.29:24) -lei, orientação, instrução, orientação (humana o u divina),
conjunto de ensino profético na era messiânica de
orientações ou instruções sacerdotais legais, referente aos costumes e hábitos.
Palavra oriunda de yarah que significa lançar, atirar, jogar, derramar, como lançar flechas, jogar água, atirar, apontar, mostrar, dirigir , ensinar, instruir. (Ter uma
direção definida).
Ela dá entendimento aos
errados de espírito e é um aprendizado aos murmuradores.
CONCEITO DE
DOUTRINA NO NOVO TESTAMENTO:
Doutrina (grego "didach didache") -
(Mc. 1: 22; Lc. 4:32; At.2:42; Rm. 6:17) ensino, doutrina, instrução nas assembleias
religiosas dos cristãos, fazer uso do discurso como meio de ensinar, em distinção de
outros modos de falar em público. Palavra oriunda de didasko,
significando conversar com outros a fim de instruí - los, pronunciar discursos didáticos; desempenhar o ofício de professor conduzir -se a dar instrução,
explicar ou expor algo a alguém.
Doutrina (grego "didaskalia didaskalia") - (1 Tm.4:6;
1 Tm.4:16; 1
Tm.6:1; Tt.2:1;Tt.2:10) - ensino, instrução, preceitos; palavra oriunda de didaskalos - No NT, alguém que ensina a respeito das coisas de Deus, e do s deveres do homem; como os mestres da religião judaica, que pelo seu imenso poder como mestres atraem multidões, como João Batista. Jesus,
pela sua autoridade, refere -se a si mesmo como aquele que mostrou aos homens o caminho da salvação e como os apóstolos e Paulo, que, nas assembleias
religiosas dos cristãos, encarregavam-se de ensinar, assistidos pelo Santo
Espírito contra os falsos mestres entre os cristãos.
4
– Quantos artigos ou capítulos compõem a declaração de fé da CBB?
São 19
capítulos:
Capítulo 1
Escrituras Sagradas
Capítulo 2 Deus
Capítulo 3
Homem
Capítulo 4
Pecado
Capítulo 5
Salvação
Capítulo 6
Eleição
Capítulo 7 O reino
de Deus
Capítulo 8 A
igreja
Capítulo 9 O
batismo e a ceia do Senhor
Capítulo 10 O
dia do Senhor
Capítulo 11
Ministério da Palavra
Capítulo 12
Mordomia
Capítulo 13
Evangelização e missões
Capítulo 14
Educação Religiosa
Capítulo 15
Liberdade Religiosa
Capítulo 16
Ordem Social
Capítulo 17
Família
Capítulo 18
Morte
Capítulo 19
Justo e ímpios
5
– Conceitue cosmovisão.
É uma maneira de ver o mundo! Ela é a interpretação que fazemos da
realidade derradeira. Representa, portanto, o sistema de pressupostos que
usamos para organizar e interpretar a experiência da vida, literalmente a visão
do cosmos. Dessa forma, classifica-se como um conjunto de pressuposições.
6
– Comente sobre alguns mitos entre ciência e Religião.
A crença religiosa atrapalha o desenvolvimento científico ou na pior
das hipóteses, atrasa este último. Dessarte a ciência passou a ser vista como a
mais pura expressão da racionalidade humana, sendo posta muitas vezes, em
oposição a superstição, ao misticismo e a fé cega. Ora, pensamento este herdado
do iluminismo do século XVIII, que tendia a ver o universo como uma máquina.
7
– Comente sobre a Relação entre Teologia e Escrituras.
Na Teologia Bíblica do Antigo Testamento os teólogos dão especial
ênfase às profecias e indícios revelados no Antigo Testamento relativos à vinda
e missão de Jesus Cristo, o Messias. Por conseguinte, a Teologia Bíblica do
Novo Testamento diz que: existe os escritos que no século I foram sendo
reconhecidos como sagrados pelas comunidades cristãs.
8
– Quais foram os fatores que estimularam a necessidade de escrituras sobre
Jesus?
Uma das causas foi a percepção nos novos escritos inspiração divina,
considerando que se Deus havia falado no passado através do antigo Testamento,
poderia continuar falando agora através dos novos escritos, os quais circulavam
em torno do evento do evangelho de Jesus Cristo. Dessa maneira, a crescente
autoridade dos livros da literatura cristã recebe agora grande influxo através
do prestígio que lhe dão as citações dos autores da igreja (pais apostólicos),
a começar de Clemente Romano, ainda no final do primeiro século 96 a.C), quando
o mesmo faz citações de Mateus e Lucas, bem como do apóstolo Paulo,
recomendando a sua leitura.
9
– Que posturas foram questionadas pela Reforma protestante?
Pode-se afirmar que a fé em Cristo Jesus foi um dos pilares da
Teologia Cristã, desde a sua origem na Antiguidade chegando aos dias de hoje.
Dessarte, a ideia e o conceito de fé, além de sua vivência pelo adepto do
cristianismo, fundamenta-se na constituição teológica das igrejas Cristãs em
todo o mundo. Portanto, neste sentido, a reforma do século XVI não apontou algo
novo, mas para outro sentido com relação à fé Cristã. Se a Fé Cristã estava
intimamente relacionada ao poder institucional da Igreja oficial no Ocidente, a
Reforma questionou tal postura da Igreja Católica Apostólica Romana.
10 – De acordo com o seu entendimento comente
sobre a Reforma Protestante.
A Reforma
Protestante foi um movimento de reforma religiosa ocorrido na Europa, no século XVI. Esse
reformismo religioso foi iniciado por Martinho Lutero, um monge alemão
insatisfeito com a cobrança de indulgências pela Igreja Católica. Lutero
elaborou as 95 teses e fundamentou uma teologia que deu origem a novas
denominações dentro do cristianismo.
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