Caso a fonte de infecção do acidente seja conhecida, deve-se solicitar, mediante autorização, que o paciente realize os testes rápidos para hepatite B, C e HIV na própria unidade de saúde (se dispuser), ou que o acompanhe para a unidade de referência para que sejam realizadas neste local. No caso do cirurgião dentista L.A.C., havia a possibilidade de ele ter estabelecido um diálogo com seu paciente e orientá-lo a também procurar a unidade de referência. Procure saber em sua cidade/estado qual unidade serve de referência para este tipo de acidente (BRASIL, 2006), geralmente são hospitais ou unidades sentinelas. A Profilaxia Pós Exposição ao HIV (PEP) é recomendada para casos de exposição com risco significativo de transmissão do HIV. Existem casos, contudo, em que esta não está indicada devido ao risco insignificante de transmissão e nos quais o risco de toxicidade dos medicamentos supere o risco da transmissão do HIV. Em qualquer situação em que a infecção pelo HIV não possa ser descartada na pessoa fonte, a PEP está indicada.
Se após os exames forem constatados alterações o prazo máximo para início da profilaxia pós-exposição será de 72h, embora seja importante iniciá-la o quanto antes, pois estudos mostram que a eficácia diminui, significativamente, quando não for iniciada de 24 a 48h após a exposição. A PEP é realizada durante 28 dias e recomenda-se a realização de hemograma completo, transaminases,ureia, creatinina e glicemia como solicitação mínima de exames laboratoriais na pessoa exposta para a qual se recomende a PEP. Todos esses exames laboratoriais devem ser realizados no início da PEP, duas semanas após a introdução desta, e, quando necessário, a critério médico.
Esquema preferencial para PEP:
Tenofovir (TDF) + Lamivudina (3TC) + Atazanavir/ritonavir (ATV/r)
A definição de apenas um esquema preferencial é importante, porque tal simplificação facilita a realizaç ão da avaliação de risco e a prescrição de PEP em diferentes serviços de saúde, inclusive por profissionais que não são especialistas no assunto. (BRASIL, 2015)
Nenhum comentário:
Postar um comentário