Estudante currículo lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4462273Y5
O diagnóstico territorial é o primeiro passo para o planejamento e a programação das ações de saúde bucal. Sendo assim, pode-se afirmar que:
A Atenção Primária à Saúde (APS) é caracterizada por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. Faz parte dos fundamentos e das diretrizes da APS:
Compreender a repercussão dos ciclos de vida e das doenças crônicas sistêmicas nas alterações da cavidade bucal é importante para que, em sua atuação, as equipes de saúde bucal possam construir estratégias de cuidado que incorporem as especificidades. Nesse sentido, essas equipes devem considerar que:
Considere que Dalva e Sérgio, membros da equipe de Saúde Bucal de uma unidade de saúde, estão em reunião de equipe para elaborar o planejamento das ações de saúde bucal que serão ofertadas à população da área de abrangência. Na reunião, determinam que a abordagem será centrada na família e não apenas nos procedimentos a serem executados. Sobre a abordagem centrada na família, compreende-se que:
A epidemiologia do câncer da boca é bem documentada na literatura e sua incidência está relacionada a fatores de risco como tabagismo e ingestão de bebidas alcoólicas, além da exposição solar. O diagnóstico precoce é o meio mais efetivo para aumentar a sobrevida e reduzir a morbidade do câncer bucal. O planejamento de ações de saúde bucal na APS em relação ao câncer de boca deve considerar que:
No planejamento de ações de saúde bucal, a fase da hierarquização dos problemas inclui o estabelecimento de objetivos, segundo o que foi observado no diagnóstico territorial e o que consta como prioridades nas diretrizes municipais. Segundo o instrumento AMAQ, no planejamento das ações:
Para escolher o processo de trabalho a ser adotado por determinada equipe de saúde bucal de uma unidade de saúde, é preciso ter como ponto de partida alguns pressupostos e estratégias, no intuito de enfrentar os problemas de saúde bucal encontrados na população do território adscrito. Sobre esses pressupostos e estratégias, compreende-se que:
A agenda da equipe de saúde bucal deve estar pautada nas necessidades da população a partir de critérios epidemiológicos, de forma equânime e universal, devendo ser amplamente discutida com a comunidade. Nesse sentido, pode-se dizer que:
A urgência odontológica caracteriza-se por um atendimento prestado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizações de patologias crônicas que são acolhidos nas USF sem agendamento prévio para terem sua necessidade assistencial atendida. Com relação à organização desses atendimentos, pode-se dizer que:
As equipes de saúde devem fazer o reconhecimento do território adscrito para obter informações sobre a área de abrangência de sua responsabilidade e planejar o desenvolvimento das ações de saúde. Sobre esse processo, pode-se dizer que:
Nenhum comentário:
Postar um comentário