domingo, 29 de janeiro de 2023

pré-teste Atenção à Pessoa com Paralisia Cerebral

 

Questão 1

Completo
Não avaliada
Marcar questão

Texto da questão

A paralisia cerebral do tipo espástica afeta mais de 70% das crianças com paralisia cerebral e apresenta como característica a rigidez dos músculos. Considerando os cuidados relacionados à espasticidade da pessoa com PC, a equipe de reabilitação deve:

Escolha uma opção:
A resposta correta é a opção A. 
A espasticidade por gerar deformidades que necessitam de utilização de órteses, tanto em Membros Inferiores quanto Superiores. Por isso a avaliação é extremamente necessária.

Questão 2

Completo
Não avaliada
Marcar questão

Texto da questão

O Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS) é um sistema de classificação em cinco níveis que se concentra nos movimentos voluntários de crianças com Paralisia Cerebral (PC). Esse sistema tem foco especificamente no caminhar e sentar, mas também auxilia na compreensão da gravidade do quadro (quanto maior o nível na classificação, mais grave é a PC), o que ajuda o profissional de saúde a entender a determinar a abordagem de tratamento e individualizar o cuidado. Dessa forma é de extrema importância o profissional conhecer todos os níveis de classificação da GMFCS e associar à funcionalidade do paciente. Quais movimentos são possíveis observar em crianças com até dois anos classificadas como nível II durante o processo de reabilitação?

Escolha uma opção:
A resposta correta é a opção C.  As crianças com até dois anos classificadas como nível II conseguem sentar no chão com auxilio/apoio e podem começar a engatinhar com as mãos e joelhos/barriga.

Questão 3

Completo
Não avaliada
Marcar questão

Texto da questão

Distúrbios do quadril estão entre os problemas musculoesqueléticos mais comuns em crianças com paralisia cerebral. Cuidados como exames periódicos e observação pela mãe ou cuidador podem prevenir o desenvolvimento desses distúrbios. O que pode aumentar a incidência de distúrbios do quadril em crianças com paralisia cerebral e que deve sempre ser considerada pela equipe multidisciplinar de reabilitação?

Escolha uma opção:
A resposta correta é a opção B. A espasticidade pode induzir dor e luxação do quadril em crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário