O Papilomavírus Humano, também conhecido como HPV, é um vírus comum que se instala na pele e nas mucosas de homens e mulheres. Existem cerca de 200 tipos do vírus, entre os quais quatro são mais frequentes e causam a grande maioria das doenças relacionadas à infecção, que podem causar desde verrugas até cânceres nas regiões oral, anal, genital e da uretra.
Neste recurso, convidamos você a conhecer e aprender a identificar as manifestações bucais do Papilomavírus Humano.
Bons estudos!
Manifestações bucais do Papilomavírus Humano (HPV)
O Papilomavírus Humano (HPV) infecta a pele e as mucosas oral, genital e anal, sem predileção por sexo, e é uma das mais comuns infecções sexualmente transmissíveis da atualidade.
Existem cerca de 200 subtipos de HPV que, na maioria das vezes, provocam infecções assintomáticas ou subclínicas. A infecção clínica caracteriza-se pelo aparecimento de verrugas na pele, na boca (lábios, mucosa jugal, gengiva, cordas vocais etc.), nas regiões anal, genital e na uretra.
Algumas lesões, especialmente as relacionadas com o HPV tipos 16 e 18, são precursoras de tumores malignos, e estão relacionadas à etiologia do câncer de colo do útero, do pênis e da orofaringe. Dentre as lesões bucais causadas pelo HPV destacam-se o papiloma escamoso e o condiloma acuminado1. Você vai conhecer cada uma delas a seguir:
Papiloma escamoso
O papiloma é uma neoplasia benigna indolor, única e pediculada, caracterizada por proliferação do epitélio induzida pelo HPV. Clinicamente apresenta-se como uma pápula ou um nódulo cuja superfície se revela esbranquiçada e irregular, apresentando projeções digitiformes que lhe conferem um aspecto verrucoso.
Essa lesão possui um crescimento rápido, mas dificilmente seu tamanho ultrapassa 0,5 cm. Em boca, acomete principalmente palato, língua, úvula, gengiva e mucosa jugal. Seu diagnóstico é clínico e histopatológico e seu tratamento é a excisão cirúrgica com remoção total da lesão. Esta lesão é relativamente comum na população, e sua transmissão não está relacionada apenas à transmissão sexual1,2.
Condiloma acuminado
O condiloma acuminado é frequentemente observado em adultos jovens, e representa uma proliferação tecidual causada pelo HPV que, quando acomete a boca, ocorre frequentemente na mucosa labial, na língua e no palato.
Por estar associado aos subtipos do HPV que apresentam maior virulência e alta taxa de infectividade, as lesões habitualmente são múltiplas e alcançam dimensões maiores do que as lesões do papiloma. Ao exame físico é possível notar nódulos sésseis e pouco elevados, de coloração da mucosa ou mais clara do que a mucosa, com a superfície ligeiramente irregular ou, mais comumente, lisa.
O vírus HPV é considerado um fator de risco para o câncer de orofaringe, sendo importante que o cirurgião-dentista na APS oriente os usuários quanto aos métodos de prevenção contra a infecção3.
A medida mais eficaz para prevenção contra o HPV é a vacina. Distribuída gratuitamente pelo SUS, é indicada para:
Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos; Pessoas que vivem HIV; Pessoas transplantadas na faixa etária de 9 a 26 anos.
Além disso, o uso do preservativo (camisinha) masculino ou feminino nas relações sexuais é outra importante forma de prevenção. Entretanto, apesar de prevenir a maioria das IST, o uso não impede totalmente a infecção pelo HPV, pois frequentemente as lesões estão presentes em áreas não protegidas pela camisinha (vulva, região pubiana, perineal ou bolsa escrotal). A camisinha feminina, que cobre também a vulva, evita de forma mais eficaz o contágio se utilizada desde o início da relação sexual.
Referências
1. NEVILLE, Brad et al. Patologia oral e maxilofacial. 4ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
2. MARCUCCI, Gilberto. Estomatologia. 2ª ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2014.
3. GALBIATTI, Ana Lívia Silva et al. Câncer de cabeça e pescoço: causas, prevenção e tratamento. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, 2013, 79.2: 239-247.
Como citar este material: SANTOS, Rennan; ORTEGA, Karem Lopez. Manifestações bucais do Papilomavírus Humano (HPV). In: UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Saúde bucal na Atenção Primária à Saúde: urgências, doenças transmissíveis, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência. Cuidado em Saúde Bucal da pessoas com doença infecciosa transmissível. São Luís: UNA-SUS; UFMA, 2021.
© 2021. Ministério da Saúde. Sistema Universidade Aberta do SUS. Fundação Oswaldo Cruz & Universidade Federal do Maranhão.
É permitida a reprodução, a disseminação e a utilização desta obra, em parte ou em sua totalidade, nos termos da licença para usuário final do Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES). Deve ser citada a fonte e é vedada sua utilização comercial, sem a autorização expressa dos seus autores, conforme Lei de Direitos Autorais - LDA (Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998).
Créditos
Coordenação do Projeto
Ana Emilia Figueiredo de Oliveira
Coordenação Geral da DTED/UNA-SUS/UFMA
Ana Emilia Figueiredo de Oliveira
Gestão de projetos da UNA-SUS/UFMA
João Pedro de Castro e Lima Baesse
Coordenação de Produção Pedagógica da UNA-SUS/UFMA
Paola Trindade Garcia
Coordenação de Ofertas Educacionais da UNA-SUS/UFMA
Elza Bernardes Monier
Coordenação de Tecnologia da Informação da UNA-SUS/UFMA
Mário Antônio Meireles Teixeira
Coordenação de Comunicação da UNASUS/UFMA
José Henrique Coutinho Pinheiro
Professores-autores
Karem Lopez Ortega
Rennan Luiz Oliveira dos Santos
Validadores técnicos UFMA/USP
Marina Helena Cury Gallottini
Fernanda Ferreira Lopes
Validadora técnica Ministério da Saúde/Coordenação Geral de Saúde Bucal/SAPS
Ana Beatriz de Souza Paes
Validadora pedagógica
Paola Trindade Garcia
Revisora textual
Talita Guimarães Santos Sousa
Designer instrucional
Izabel Cristina Vieira de Oliveira
Designer gráfico
Nilton Pereira Almeida
Tecnologia da Informação
Jefferson de Almeida Paixão
Rayanne Maria Cunha Silveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário