Aula 1 – Geografia
Dinâmica Local
Interativa
Questão
1 - (PUCPR
- EDITADA) Sobre a urbanização no Brasil, é correto afirmar que:
a) o crescimento desenfreado
dos centros urbanos no Brasil tem trazido consequências, como o trabalho
informal e o desemprego decorrente de sucessivas crises econômicas.
b) um dos problemas graves
provocados pela urbanização no Brasil é a marginalização dos excluídos que
habitam áreas sem infraestrutura urbana e, junto a isso, o aumento da
criminalidade.
c) todas as alternativas
estão corretas.
Resposta: C
O
processo de urbanização do Brasil ocorreu de forma rápida juntamente com os
setores industriais, as pessoas foram atraídas pelas propostas de trabalho para
as grandes cidades, e assim o campo passou a ser esvaziado de forma rápida.
Assim,
a industrialização do Brasil passou a sofrer intensas mudanças tanto nos
aspectos urbanos como nos aspectos sociais, fazendo com que houvesse também a
existência de favelas pelo Brasil, que são locais marginalizados e com pouca
infraestrutura.
2. Quais foram os principais
fatores que levaram a urbanização
brasileira, a partir da metade do século XX?
Resposta:
Podemos
afirmar que os principais fatores relacionados com a urbanização brasileira foi
o grande processo de industrialização, que ganhou tamanha proporção e ocasionou
a migração de milhares de pessoas, bem como a chegada de estrangeiros, com o
intuito de fomentar assim o processo de industrialização.
Assim,
podemos afirmar que a industrialização efetivou a passagem de pessoas da área
rural em direção à área urbana.
Praticando
Geografia
Questão 1 - As cidades da região Sudeste do Brasil foram as que mais
receberam migrantes oriundos do campo (êxodo rural) e também de outras regiões
do país (migrações regionais), fato que se deu de forma mais acentuada na
década de 1970 e nos anos posteriores. Assim, o Sudeste
consolidou-se como a região mais urbanizada do país. Tal ocorrência pode
explicar-se:
a) pelo alto preço do solo nas demais
regiões.
b) pelas preferências culturais dos migrantes.
c) pelo processo de marcha para o litoral do país.
d) pela maior receptividade da população local.
e) pela maior presença de indústrias e empregos.
Resposta letra E
O principal fator que contribuiu para o
grande número de migrações para o Sudeste brasileiro foi a maior
disponibilidade de empregos em razão do maior número de indústrias instaladas.
Questão 2 - (PUC) É comum encontrar, nas referências sobre a urbanização no
século XX, menções ao fato de ela ter sido fortemente marcada pela
metropolização. De fato, as metrópoles são fundamentais para se entender a vida
urbana contemporânea. A respeito das metrópoles modernas brasileiras, pode-se
afirmar que:
a) não são
aglomerações tão grandes quanto as de outros países, porque elas são
fragmentadas em vários municípios, como no caso de São Paulo.
b) são
configurações cujas dinâmicas, em alguns casos, levaram seus limites para além
do núcleo municipal de origem, formando aglomerações multimunicipais.
c) elas são
aglomerações modestas em razão da inviabilidade de se administrar em países
pobres áreas urbanas de grande porte.
d) apenas uma
delas pode ser considerada de fato metrópole, logo, não se pode afirmar que no
Brasil houve uma urbanização metropolitana.
e) elas estão
com o seu crescimento paralisado, sofrendo, em alguns casos, encolhimento, em
função de novas políticas de planejamento.
Resposta letra B
As metrópoles brasileiras, atualmente,
concentram elevados contingentes populacionais, estimulando a especulação
imobiliária e o preço do solo também nas áreas de entorno, que passam a
expandir-se. Com isso, assinala-se a ocorrência do processo de conurbação,
quando várias cidades “unem-se”, algo presente em praticamente todas as
metrópoles brasileiras, que se tornam multimunicipais.
Questão 3 - (PUC) Nos países industrializados, a migração campo-cidade tem
como causa fundamental:
a) liberação de mão-de-obra pela
mecanização.
b) baixa produtividade agrícola.
c) pressão demográfica no campo.
d) dificuldade de aquisição de terras.
e) carência de melhores condições sociais no campo.
Resposta
(A) Verdadeiro – A intensa mecanização das atividades
agrícolas substitui maciçamente os trabalhadores rurais, pois aumenta a
produtividade e gera menos gastos, ou seja, os proprietários obtêm maior
lucratividade.
(b) Falso – Não é
principal responsável pelo êxodo rural nas cidades industrializadas, e sim, a
implementação das relações capitalistas na produção agrícola.
(c) Falso – Não há
pressão demográfica no campo.
(d) Falso – Não se
caracteriza como principal fator.
(e) Falso – Não é fator
determinante no processo de migração do campo para a cidade.
Questão 4 - Com uma modernização industrial tardia, o espaço geográfico
brasileiro conheceu profundas transformações ao longo dos últimos cem anos,
sendo algumas delas a urbanização acelerada e a concentração espacial da
população em metrópoles. Um dos efeitos dessas ocorrências foi:
a) a formação de núcleos urbanos avançados
em todo o país.
b) a proliferação de áreas periféricas e favelas em grandes cidades.
c) a difusão de políticas de controle habitacional.
d) a diminuição dos problemas sociais no campo.
e) a expansão e crescimento de áreas de preservação e áreas urbanizadas.
Resposta letra B
Com uma urbanização acelerada, as cidades
muitas vezes não conseguem absorver estrutural e economicamente toda a
população, sobretudo a de baixa renda. Com isso, os habitantes mais pobres
acabam por ocupar áreas periféricas, além de áreas irregulares, o que resulta
na formação e expansão das favelas.
Aula 16 - Geografia
A Segregação Urbana e a
Desigualdade Social
Dinâmica Local
Interativa
Questão 1 - O crescimento desordenado dos centros urbanos tem provocado
graves problemas sociais. Cite alguns exemplos.
Resposta
O crescimento desordenado nos médios e grandes centros urbanos tem provocado os seguintes problemas sociais:
surgimento de áreas habitacionais periféricas conhecidas como favelas -as favelas não possuem saneamento básico adequado
para o convívio humano e as pessoas vivem abaixo da linha da pobreza;
aumento da desigualdade social;
aumento dos índices de natalidade (nascimento de crianças);
aumento do desemprego;
violência - é representada pelos altos índices de furtos e
roubos (muito por conta do grande número de pessoas desempregadas).
Questão 2 - (UFLA-MG- EDITADA) Analise a letra da música: Minha Alma (A
paz que eu não quero). A minha alma está armada e apontada para a cara do
sossego pois paz sem voz não é paz é medo [...]As grades do condomínio são para
trazer proteção mas também trazem a dúvida se não é você que está nessa
prisão[...] Assinale a alternativa que indica o problema central destacado na
letra da música.
a) A formação
da chamada cidade informal das regiões metropolitanas.
b) A falta de infraestrutura básica nos subúrbios das metrópoles.
c) O aprofundamento da pobreza nas grandes cidades brasileiras.
d) A violência criminal que atormenta os moradores dos grandes centros urbanos.
e) Todas as alternativas estão corretas
Resposta: D
Praticando
Geografia
Questão 1 - (Enem - 2011) Subindo morros, margeando córregos ou penduradas
em palafitas, as favelas fazem parte da paisagem de um terço dos
municípios do país, abrigando mais de 10 milhões de pessoas,
segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
MARTINS, A. R. A favela como um espaço da cidade. Disponível em:
http://www.revistaescola.abril.com.br. Acesso em: 31 jul. 2010. A situação das
favelas no país reporta a graves problemas de desordenamento territorial. Nesse
sentido, uma característica comum a esses espaços têm sido.
a) o planejamento para a implantação de infraestruturas urbanas necessárias
para atender as necessidades básicas dos moradores.
b) a
organização de associações de moradores interessadas na melhoria do espaço
urbano e financiadas pelo poder público.
c) a presença
de ações referentes à educação ambiental com consequente preservação dos
espaços naturais circundantes.
d) a ocupação
de áreas de risco suscetíveis a enchentes ou desmoronamentos com consequentes
perdas materiais e humanas.
e) o
isolamento socioeconômico dos moradores ocupantes desses espaços com a resultante
multiplicação de políticas que tentam reverter esse quadro.
Resposta: D
Questão 2 - São comumente reconhecidas como características das favelas as
afirmativas abaixo, exceto:
a) Uma parcela
considerável dos terrenos invadidos que deram origem às favelas pertencia ao
poder público.
b) Esses
espaços são conhecidos, especialmente pela segmentarização da mídia, como
territórios com baixos índices de violência e marginalização social de seus
moradores.
c) Área de
concentração populacional em que os terrenos não foram adquiridos originalmente
por meio de relações de compra e venda, mas, sim, invasão de pessoas segregadas
urbana e socialmente.
d) Espaço onde
o planejamento e ordenamento urbanos são regra, e a população vive em condições
socioespaciais privilegiadas.
e) Espaços
onde há pouca ou nenhuma intervenção estatal no sentido de prover
infraestrutura básica para os seus moradores
Resposta: D
Questão 3 - Sobre as pessoas que ocupam as áreas de segregação urbana,
assinale a alternativa incorreta:
a) São
indivíduos que, por uma série de fatores sociais e econômicos, recebem baixos
salários, o que limita as opções de moradia.
b) São grupos
de pessoas que não possuem outra alternativa a não ser ocupar esses espaços sem
infraestrutura.
c) São pessoas
que optam voluntariamente por residir nas áreas segregadas.
d) São grupos
sociais com poucas condições de renda.
e) São
indivíduos com baixa escolarização e ausência de formação profissional
específica, que realizam trabalhos pouco especializados e, portanto, mal remunerados.
Resposta: C
Questão 4 - São exemplos de espaços de segregação involuntária urbana,
exceto:
a) favelas.
b) condomínios fechados.
c) cortiços.
d) áreas de risco ocupadas.
e) loteamentos irregulares
Resposta: B
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(a):____________________________________________________
Aluno:__________________________________________________________
Aula 2 - História
A Primeira Guerra Mundial
Dinâmica Local Interativa
Questão 1 - (Uerj 2015) O patriotismo
é o amor pelos seus; o nacionalismo é o ódio pelos outros.
GARY, Romain (1914-1980). Citado por Henri Deleersnijder. O
Globo, 28/07/2014
A frase do
escritor francês Romain Gary ajuda a compreender como reivindicações de
autonomia de povos e sociedades variadas acabam por ocasionar disputas
territoriais e políticas. Um exemplo dessa situação é a eclosão da Primeira
Guerra Mundial (1914-1918), para a qual contribuiu o(a)
a) difusão do domínio soviético.
b) expansão do ideal pangermânico.
c) agravamento das crises socialistas.
d) crescimento das ações antissemitas.
e) formação da Liga Árabe.
Resposta: B
Questão 2 - (Cesgranrio) A industrialização acelerada de diversos
países, ao longo do século XIX, alterou o equilíbrio e a dinâmica das relações
internacionais. Com a Segunda Revolução Industrial emergiu o Imperialismo, cuja
característica marcante foi o(a)
a)
substituição das intervenções militares pelo uso da diplomacia internacional.
b) busca de
novos mercados consumidores para as manufaturas e os capitais excedentes dos
países industrializados.
c) manutenção
da autonomia administrativa e dos governos nativos nas áreas conquistadas.
d) procura de
especiarias, ouro e produtos tropicais inexistentes na Europa.
e)
transferência de tecnologia, estimulada por uma política não intervencionista.
Resposta: B
Praticando História
Questão 1 - (ENEM/MEC- 2014) Três décadas — de 1884 a 1914 — separam o
século XIX — que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com
o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Eur(Unirio) Dentre os fatores
que conduziram à Primeira Guerra Mundial (1914-1918),
destacamos o(a)
a)
nacionalismo eslavo aliado à desagregação do Império Turco.
b) acordo militar anglo-germânico visando à partilha da África.
c)
desequilíbrio internacional provocado pela aliança da Rússia com o Império
Austro-Húngaro.
d)
descontentamento da França frente à ocupação no Marrocos.
e) oposição do
Imperador Francisco Ferdinando à admissão da Sérvia no Império Austro-Húngaro.
Resposta: E
Questão 2 - (PUC) Em relação às causas da Primeira Guerra Mundial, assinale
a alternativa correta.
a) A
incapacidade dos Estados liberais em solucionar a crise econômica do século XIX
colocou em xeque toda a estrutura do sistema capitalista. A instabilidade
política e social das nações europeias impulsionou as disputas colonialistas e
o conflito entre as potências.
b) A
desigualdade de desenvolvimento das nações capitalistas europeias acentuou a
rivalidade imperialista. A disputa colonial marcada por um nacionalismo
agressivo e pela corrida armamentista expandiu os pontos de atrito entre as
potências.
c) O sucesso
da política de apaziguamento e do sistema de aliança equilibrou o sistema de
forças entre as nações europeias, acirrando as lutas de conquista das colônias
da África e da Ásia.
d) O
expansionismo na Áustria, a invasão da Polônia pelas tropas alemãs assustaram a
Inglaterra e a França, que reagiram contra a agressão declarando guerra ao
inimigo.
e) O
desequilíbrio entre a produção e consumo incentivou a conquista de novos
mercados produtores de matérias-primas e consumidores de bens de produção
reativando as rivalidades entre os países europeus e os da América do Norte.
Resposta: B
Questão 3 - (PUC RS) No interior do sistema de alianças que caracterizava a
diplomacia dos conflitos entre as potências imperialistas no começo do século
XX, a Inglaterra abandonou a política do “esplêndido isolamento” da era vitoriana
(1837-1901), consolidando, através da Tríplice Entente, de 1907, sua
aproximação com a:
a) Itália e a França.
b) Rússia e a Áustria.
c) Rússia e os Estados Unidos.
d) França e a Rússia.
e) Áustria e a Itália.
Resposta: D
Questão 4 - (UNESP) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) resultou de uma
alteração da ordem institucional vigente em longo período do século XIX. Entre
os motivos desta alteração, destacam-se a/o:
a) divisão do
mundo em dois blocos ideologicamente antagônicos e a constituição de países
industrializados na América.
b)
desestabilização da sociedade europeia com a emergência
do socialismo e a constituição de governos fascistas nos países
europeus.
c) domínio
econômico dos mercados do continente europeu pela Inglaterra e o cerco da
Rússia pelo capitalismo.
d) oposição da
França à divisão de seu território após as guerras napoleônicas e a aproximação
entre a Inglaterra e a Alemanha.
e) unificação
da Alemanha e os conflitos entre as potências suscitados pela anexação de áreas
coloniais na Ásia e na África.
Resposta: E
Aula 17 - História
República no Brasil - da
Implantação em
1889 à
Revolução de 1930
Dinâmica Local Interativa
Questão 1 - (ENEM/MEC) “Completamente
analfabeto, ou quase, sem assistência médica, não lendo jornais, nem revistas,
nas quais se limita a ver figuras, o trabalhador rural, a não ser em casos esporádicos,
tem o patrão na conta de benfeitor. No plano político, ele luta com o
"coronel" e pelo "coronel". Aí estão os votos de cabresto,
que resultam, em grande parte, da nossa organização econômica rural.” LEAL, V.
N. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Alfa-Ômega, 1978 (adaptado). O
coronelismo, fenômeno político da Primeira República (1889-1930), tinha como
uma de suas principais características o controle do voto, o que limitava,
portanto, o exercício da cidadania. Nesse período, esta prática estava
vinculada a uma estrutura social
a)
igualitária, com um nível satisfatório de distribuição da renda.
b) estagnada,
com uma relativa harmonia entre as classes.
c)
tradicional, com a manutenção da escravidão nos engenhos como forma produtiva
típica.
d) ditatorial,
perturbada por um constante clima de opressão mantido pelo exército e polícia.
e) agrária,
marcada pela concentração da terra e do poder político local e regional.
Resposta: E
Praticando História
Questão 1 - (UEL) O coronelismo,
fenômeno social e político típico da República Velha, embora suas raízes se
encontrem no Império, foi decorrente da:
a) promulgação
da Constituição Republicana que institui a centralização administrativa,
favorecendo nos Estados as fraudes eleitorais.
b) supremacia
política dos Estados da região sul – possuidores de maior poder econômico -
cuja força advinha da maior participação popular nas eleições.
c) montagem de
modernas instituições - autonomia estadual, voto universal - sobre estruturas
arcaicas, baseadas na grande propriedade rural e nos interesses particulares.
d) instituição
da Comissão Verificadora de Poderes que possuía autonomia para determinar quem
deveria ser diplomado deputado - reconhecendo os vitoriosos nas eleições.
e)
predominância do poder federal sobre o estadual, que possibilitava ao governo
manipular a população local e garantir à oligarquia a elaboração das leis.
Resposta: C
Questão 2 - (Brasil Escola) O fenômeno político do coronelismo no Brasil
esteve associado a um modo de política que caracterizou a República, a partir
de 1894, como
a) República dos oligarcas
b) República dos generais
c) República da espada
d) República parlamentar
e) República imperial
Resposta: A
Questão 3 - (ESPM/2014) Além de ser inútil, votar era muito perigoso. Desde
o império, as eleições na capital eram marcadas pela presença dos capoeiras,
contratados pelos candidatos para garantir os resultados. (José Murilo de
Carvalho, in Carlos Guilherme Mota. História do Brasil: Uma interpretação)
No Brasil a Primeira República foi, por excelência, uma república de
“coronéis”, traço dominante da cultura política daquela época. Quanto ao
coronelismo e às eleições praticadas na Primeira República é correto afirmar
que:
a) a instituição do voto secreto pela Constituição de 1891 contribuiu para a
moralização das eleições.
b) o
coronelismo, fenômeno típico da urbanização, contribuiu para o afastamento dos
grandes oligarcas do processo eleitoral.
c) a mudança
do império para a república produziu uma ruptura completa quanto aos
procedimentos eleitorais, com a supressão das fraudes.
d) as eleições
continuaram sendo turbulentas, a fraude era comum e se o candidato eleito fosse
da oposição era “degolado”, ou seja, não era diplomado.
e) ocorriam
fraudes, a ação de jagunços era frequente, porém com a criação da Comissão
Verificadora de Poderes, em 1900, o processo eleitoral tornou-se limpo e
transparente.
Resposta: D
Questão 4 - (FATEC SP/2012) Entre as principais características do modelo
político adotado no Brasil durante a República Velha (1889-1930), destacaram-e:
a) a política
do Regresso Conservador, o militarismo e o voto censitário.
b) a “política
dos governadores”, o coronelismo e o “voto de cabresto”.
c) o
“parlamentarismo às avessas”, o clientelismo e o voto a descoberto.
d) a “política
do café com leite”, o coronelismo e o voto secreto censitário.
e) a política
de valorização do café, o populismo e o voto universal
Resposta: B
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Aula 3 - Filosofia
O pensamento Moderno
Dinâmica Local Interativa
Questão 1 - Por que a ideia de
"moderno" tem, frequentemente para nós, um sentido positivo?
Resposta: Porque
associamos algo como moderno,a uma coisa prática, que por vez vai tornar o
nosso dia-a-dia cada vez mais rápido e eficiente.
Questão 2 - Como a narrativa do mito da caverna de Platão nos coloca o problema
da mudança de mentalidade ?
Resposta: O
mito foi criado para mostrar o quantos os homens estavam preso a imagens,
sombras ou preconceitos e superstições. Se formos colocar nos dias de hoje,
estamos preso ainda dentro de uma caverna, repleto de egoísmo e falta de
empatia.
Praticando
Filosofia
Questão 1 - Durante muito tempo, as pessoas debateram sobre os movimentos
celestes e sobre o mais primordial: é o Sol que gira ao redor da Terra ou é a
Terra que gira ao redor do Sol? Essa pergunta, que hoje em dia por conta da
Ciência avançada parece ser muito boba, já foi motivo de grandes brigas,
condenações e ameaças de morte na fogueira. O heliocentrismo é o oposto do
geocentrismo, que dizia:
a) que o sol girava ao redor da terra.
b) que a terra girava ao redor do sol.
c) que os astros giravam ao redor da Terra.
d) que as estrelas giravam ao redor da Terra.
e) que o Sol girava ao redor da lua.
Resposta: A
Questão 2 - O Teocentrismo Medieval representou a relação entre o divino
(religião) e os cidadãos do medievo, ou seja, a existência de uma única verdade,
inspirada em Cristo e nos preceitos da Bíblia. Na mentalidade medieval à visão
de mundo
a) estava
voltada para a realidade do trabalho.
b) estava
centrada na ideia de Deus.
c) estava
centrada no universo, na natureza.
d) teve como
base do conhecimento o mundo em harmonia.
e) teve como
base do conhecimento a physis (base cosmológica).
Resposta: B
Questão 3 - A mentalidade renascentista rompeu com a visão de mundo onde a
religião ocupava o centro de todas as questões. Para os humanistas, o centro de
toda e qualquer pesquisa deveria ser o próprio ser humano e não a religião, como
acontecia anteriormente. Por isso, a visão de mundo predominante da modernidade
é baseada no
a)
antropocentrismo, onde a Terra está no centro de tudo.
b)
antropocentrismo, onde os planetas estão no centro de tudo.
c)
antropocentrismo, onde o sol está no centro de tudo.
d)
antropocentrismo, onde Deus está no centro de tudo.
e)
antropocentrismo, onde o ser humano está no centro de tudo.
Resposta: E
Questão 4 - O termo Idade Moderna, apesar de identificar algo novo ou atual,
não se refere aos nossos tempos, ao século XXI. Ele se refere, historicamente,
ao período compreendido entre os séculos XV e XVIII e foram os europeus desse
tempo que se auto denominaram modernos. Duas noções fundamentais estão
diretamente relacionadas ao moderno:
a) a ideia de tradição e a valorização de
Deus.
b) a ideia de progresso e a desvalorização do indivíduo.
c) a ideia de algo ultrapassado e a valorização do indivíduo.
d) a ideia de progresso e a valorização do indivíduo.
e) a ideia de Deus e a valorização da Bíblia.
Resposta: A
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Aula 4 - Sociologia
Juventude: um tempo de
preparação e
responsabilidade
Dinâmica Local
Interativa
Questão 1 - A partir do que foi estudado em aula, percebemos que existem
duas perspectivas de análise do tema “juventude como transição para vida adulta”.
Nas afirmativas abaixo assinale aquela que esteja de acordo com perspectiva tradicional.
I. Percebe-se
que existem uma multiplicidade de situações em que as transições para a vida
adulta podem ocorrer.
II. O processo
de transição para a vida adulta não é mais marcado pela linearidade do modelo tradicional,
não sendo mais possível prever em que idade ele pode ocorrer como no passado.
III. Saída da
escola, inserção no mundo do trabalho, constituição de uma nova família.
É correto:
a) ( ) apenas o item I.
b) ( ) apenas o item II.
c) ( ) apenas os item III.
d) ( ) apenas os itens I e III.
e) ( ) apenas os itens I e II.
Resposta: D
Questão 2 - A Constituição Federal do Brasil, de 1988, os Jovens são
inseridos no capítulo que trata dos interesses da família, da criança, do
adolescente e do idoso. Contudo, algumas contradições podem ser observadas,
como por exemplo,
a) ( ) O direito para votar a partir dos 16 anos,
porém, a entrada efetiva na vida política para ser votado, ocorre somente a
partir dos 18 anos.
b) ( ) A maioridade é a partir de 18 anos e direito
à habilitação aos 21 anos de idade.
c) ( ) Estabeleceu leis para crianças e idosos e
não há leis de
proteção ao jovem.
d) ( ) Não possui claramente um artigo claro que
possibilitasse
a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Resposta: A
Praticando Sociologia
Questão 1 - Atualmente, qual a
constatação de estudiosos para não determinarmos o início da juventude dentro
da linearidade proposta pelo modelo tradicional?
a) ( ) A
ordem do processo de transição tradicional ocorre mais ou menos nas mesmas
idades que aconteciam no século passado.
b) ( ) A
extensão do período etário compreendido como juventude que pode se estender até
os 30 anos, ou seja, uma parte dos jovens está adiando a saída da casa dos
pais.
c) ( ) A escolarização é determinante para a
transição da juventude para a vida adulta.
d) ( ) Não há nenhuma mudança constatada na
atualidade em relação às épocas anteriores, para a transição da juventude para
a vida adulta.
Resposta: B
Questão 2 - “Em 2013, os jovens de 12 a 18 anos incompletos correspondiam a
21 milhões de pessoas no Brasil, cerca de 11% da população, com concentração na
região Sudeste,38,7%, seguida da região Nordeste, 30,4%. A maior parte dos
jovens são negros (64,87%), 58% mulheres e a imensa maioria (83,5%) é pobre e
vive em famílias com renda per capita inferior a 1
salário mínimo”. Fonte: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada-IPEA.
Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&id=27857
Aponte uma característica do panorama da juventude brasileira na década
anterior à pesquisa IPEA/2013 apresentada no enunciado acima.
a) ( ) Os dados estatísticos são exatamente os
mesmos da pesquisa IPEA/2000.
b) ( ) A
diferença principal entre uma década e outra nas pesquisas IPEA, é o ganho
qualitativo no índice desenvolvimento humano (IDH).
c) ( )
Jovens de classe média têm menor número de postos de serviços no mercado de
trabalho, enquanto que jovens negros ocuparam um número maior de postos nos
mesmos segmentos trabalhistas.
d) ( ) Em 2002, 19,5% da população brasileira era
de jovens, e estes eram responsáveis por 47,7% do total de desempregados do
país.
Resposta: D
Questão 3 - Neste início do século XXI, duas perspectivas têm sido
adotadas para delimitar o momento de transição da juventude para a fase adulta,
uma tradicional no eixo escolarização, profissionalização e formação familiar
(nesta
ordem) e uma segunda que considera:
a) ( ) a maioridade legal a partir dos
21 (vinte e um) anos.
b) ( ) todos os processo de emancipação dos jovens.
c) ( ) a capacidade de tomada de decisões
financeiras individuais por parte do indivíduo em transição para a fase adulta.
d) ( ) o nível de responsabilidade com as situações
adversas que podem surgir no decorrer de suas vidas.
Resposta: B
Questão 4 - Um fenômeno social se intensifica à medida que conquistar
independência financeira se torna cada vez mais difícil, levando indivíduos em
idades mais avançadas a permanecerem na casa de seus pais. Estes indivíduos compõem
uma parcela da juventude que é chamada de:
a) ( ) Complexo de “Peter Pan” .
b) ( ) Juventude eterna.
c) ( ) Geração canguru.
d) ( ) Juventude transviada
Resposta: C
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Aula 5 - Matemática
Estatística
Dinâmica Local
Interativa
Questão 1 - Classifique as variáveis listadas abaixo, em quantitativas ou
qualitativas.
A) Número de bebês nascidos por dia em uma maternidade.
B) Quantidade anual de chuva na cidade de
Campina Grande.
C) Quantidade de caloria consumida por dia.
D) Valor de uma compra efetuada.
E) Grau de escolaridade
F) Cor de pele (branca, preta, amarela,
parda)
G) Número de cadeiras em um teatro.
H) Modelo de celular
Resposta:
a) Número de bebês
nascidos por dia em uma maternidade.
Quantitativa
b) Quantidade anual de chuva na cidade
de Campina Grande.
Quantitativa
c) Quantidade de calorias consumida por
dia.
Quantitativa
d) Valor de uma compra efetuada.
Quantitativa
e) Grau de escolaridade.
Qualitativa
f) Cor da pele (branca, preta, amarela,
parda).
Qualitativa
g) Número de cadeiras em um teatro.
Quantitativa
h) Modelo de celular
Qualitativa
Questão 2 - Indique se as variáveis abaixo são qualitativas nominais ou
ordinais ou então quantitativas discretas ou contínuas.
a) os
mecânicos devem dizer se a troca de velas em um novo modelo de carro é muito
difícil, difícil, fácil ou muito fácil;
Resposta: variáveis qualitativas ordinais, pois expressam-se não-numericamente e
identificam-se por níveis, classes, ordens, classificações dentro de uma
categoria.
b) os
consumidores devem dizer se preferem a marca A à marca B, se não têm
preferência, ou se preferem a marca B à marca A;
Resposta: variáveis qualitativas nominais
c) Altitudes
acima do nível do mar
Resposta: variáveis quantitativas contínuas, pois expressam-se informações em valores
reais sob medições, intervalos ou expressos em decimais com auxílios de
instrumentos de medição.
Praticando Matemática
Questão 1 - Camila está comparando diferentes condomínios de apartamentos.
Confira os dados que ela coletou
Este conjunto de dados contém:
a) 4 variáveis, sendo 2 delas categóricas
b) 4 variáveis, sendo 3 delas categóricas
c) 5 variáveis, sendo 2 delas categóricas
d) 5 variáveis, sendo 3 delas categóricas
Resposta: C
Questão 2 - Irene está coletando
informações sobre os alunos de uma faculdade local. Confira alguns dos dados
que ela coletou.
Este conjunto de dados contém:
a) 3 variáveis, sendo 1 delas categórica
b) 3 variáveis, sendo 3 delas categóricas
c) 6 variáveis, sendo 1 delas categórica
d) 6 variáveis, sendo 3 delas categórica
Resposta: A
Questão 3 - O sr. Gregório vendeu
vários carros esta semana. Confira alguns dados sobre os carros que ele vendeu
Este conjunto de dados contém:
a) 3 variáveis, sendo 2 delas quantitativas
b) 3 variáveis, sendo 3 delas quantitativas
c) 4 variáveis, sendo 2 delas quantitativas
d) 4 variáveis, sendo 3 delas quantitativas
Resposta: D
Questão 4 - Alex está fazendo um
levantamento dos tipos de ataduras de compressão de seu trabalho. Confira os
dados que ele coletou
Este conjunto de dados contém:
a) 3 variáveis, sendo 1 delas categórica
b) 3 variáveis, sendo 3 delas categóricas
c) 6 variáveis, sendo 1 delas categórica
d) 6 variáveis, sendo 3 delas categóricas
Resposta: B
Aula 15 - Matemática
Estatística
População; amostra. Amostragem
Dinâmica Local
Interativa
Questão 1 - Entre os 3000 alunos de uma escola foram selecionados 30 alunos
para responder a uma pesquisa sobre o programa de televisão preferido. Os
resultados obtidos foram os seguintes:
Neste conjunto de dados indique:
a) a população Resposta: o número da
população é 3000
b) a amostra. Resposta: amostra 30
Questão 2 - Uma escola escolhe 3 atletas selecionados aleatoriamente de cada
uma de suas equipes esportivas para participar de uma pesquisa sobre atletismo
na escola. Qual tipo de amostragem foi utilizada?
Resposta:
Aleatória simples - equivalente a um sorteio
Questão 3 - Um administrador de uma sala de cinema faz uma pesquisa com as
pessoas que estão na fila de espera para comprar ingresso, entrevistando uma
pessoa a cada 8 presentes na fila.
Resposta:
Questão 1 - Um inspetor de segurança
conduz testes de qualidade do ar em um grupo de 7 salas de aula selecionadas aleatoriamente
em uma escola do ensino fundamental. Identifique a população e amostra neste
cenário.
a) A população é todas as salas de aula do distrito; a amostra é as 7 salas de
aula selecionadas.
b) A população
é todas as salas de aula da escola do ensino fundamental; a amostra é as 7
salas de aula selecionadas.
c) A população
é todos os alunos do ensino fundamental da escola; a amostra é os alunos das
salas de aula selecionadas.
Resposta:
Questão 2 - Os administradores da escola Riverview entrevistaram uma
amostra aleatória de 100 dos seus alunos do terceiro ano do ensino médio para
saber o que eles achavam do almoço oferecido na cantina da escola.
Identifique a população e a amostra nesse cenário.
a) A população
é todos os alunos do terceiro ano do ensino médio do mundo; a amostra é todos
os alunos do terceiro ano do ensino médio da escola Riverview.
b) A população
é todos os alunos da escola Riverview; a amostra é todos os alunos do terceiro
ano do ensino médio da escola Riverview.
c) A população
é todos os alunos do terceiro ano do ensino médio da escola Riverview; a
amostra é os 100 alunos do terceiro ano do ensino médio entrevistados.
Resposta:
Questão 3 - Um pediatra selecionou aleatoriamente 10 pais de seus pacientes.
Então, ele perguntou aos pais suas opiniões sobre diversos tipos de fraldas. Identifique
a população e a amostra neste cenário.
a) A população
é os pais dos pacientes do pediatra que usam fraldas; a amostra é os pais de todos
os pacientes do pediatra.
b) A população
é os pacientes do pediatra; a amostra é os 10 pacientes selecionados.
c) A população
é os pais dos pacientes do pediatra; a amostra é os 10 pais dos pacientes
selecionados.
Resposta:
Questão 4 - Uma engenheira de controle de qualidade está curiosa para saber
a espessura da pintura de um carro em sua fábrica. Ela seleciona aleatoriamente
30 pontos no carro e mede a espessura da pintura em cada um desses pontos. Identifique
a população e a amostra neste cenário.
a) A população
é todos os pontos possíveis do carro; a amostra é os 30 pontos selecionados.
Resposta:
b) A população é todos os carros na fábrica; a amostra é 1 carro sobre o qual
ela está curiosa.
Resposta:
c) A população
são todos os carros na fábrica; a amostra são os 30 pontos selecionados.
Resposta:
Professor
(a):____________________________________________________
Aluno:__________________________________________________________
Aula 6 - Língua Portuguesa
Efeito de sentido
Humor
Dinâmica Local Interativa
Questão 1 - (ENEM 2013)
Dúvida
Dois compadres viajavam de carro por uma estrada de fazenda
quando um bicho cruzou a frente do carro. Um dos compadres
falou:
— Passou um largato ali! O outro perguntou:
— Lagarto ou largato?
O primeiro respondeu:
— Num sei não, o bicho passou muito rápido.
Piadas coloridas. Rio de Janeiro: Gênero, 2006.
Na piada, a quebra de expectativa contribui para produzir o
efeito de humor. Esse efeito ocorre porque um dos
personagens
a) reconhece a espécie do animal avistado.
b) tem dúvida sobre a pronúncia do nome do réptil.
c) desconsidera o conteúdo linguístico da pergunta.
d) constata o fato de um bicho cruzar a frente do carro.
e) apresenta duas possibilidades de sentido para a mesma
palavra
Resposta: C
Questão 2 - (ENEM - 2013)
Querô
DELEGADO – Então desce ele. Vê o que arrancam desse
sacana.
SARARÁ – Só que tem um porém. Ele é menor.
DELEGADO – Então vai com jeito. Depois a gente entrega pro
juiz.
(Luz apaga no delegado e acende no repórter, que se dirige
ao
público.)
REPÓRTER – E o Querô foi espremido, empilhado, esmagado
de corpo e alma num cubículo imundo, com outros meninos.
Meninos todos espremidos, empilhados, esmagados de corpo
e alma, alucinados pelos seus desesperos, cegados por muitas
aflições. Muitos meninos, com seus desesperos e seus ódios,
empilhados, espremidos, esmagados de corpo e alma no
imundo cubículo do reformatório. E foi lá
que o Querô cresceu.
MARCOS, P. Melhor teatro. São Paulo:. Global, 2003 (fragmento).
No discurso do repórter, a repetição causa um efeito de
sentido
de intensificação, construindo a ideia de
a) opressão física e moral, que gera rancor nos meninos.
b) repressão policial e social, que gera apatia nos meninos.
c) polêmica judicial e midiática, que gera confusão entre os
meninos.
d) concepção educacional e carcerária, que gera comoção nos
meninos.
e) informação crítica e jornalística, que gera indignação entre
os meninos.
Resposta: A
Praticando Língua Portuguesa
Questão 1 - (Fundação CECIERJ)
Na charge, as diferenças ideológicas entre a geração do pai e
a geração do filho são notórias. Identifique uma dessas
diferenças.
Resposta: Não sou uma informação Juca, sou seu pai
Questão 2 - (Fundação CECIERJ)
Nesse texto, o efeito de humor é causado
a) pelo número de informações fornecidas pelo filho.
b) pelo contraste de valores entre o pai e o filho.
c) pela seriedade demonstrada pelo pai.
d) pela reação do pai à resposta do filho.
Resposta: B
Questão 3 - (SEDUC/MA)
Anedota
A esposa diz pro marido:
- Se eu soubesse que você era tão POBRE, não teria CASADO
contigo!!!
O marido responde:
- Mas não foi por falta de aviso… Eu sempre te disse: VOCÊ É
TUDO QUE EU TENHO.
Disponível em: <http://www.piadas.com.br/piadas/casamento>. Acesso em: 12
de
junho de 2019. Adaptado.
O efeito de humor, na anedota, é produzido
a) pelo sentido figurado da palavra “pobre”.
b) pelo valor conotativo da resposta do marido.
c) pelo emprego de palavras maiúsculas, ênfase.
d) pela utilização do ponto de exclamação triplicado.
e) pela colocação das reticências na penúltima linha
Resposta: B
Questão 4 - (ENEM - 2012)
O efeito de sentido da charge é provocado
pela combinação
de informações visuais e recursos linguísticos. No contexto da
ilustração, a frase proferida recorre a
a) polissemia, ou seja, aos múltiplos sentidos da expressão
“rede social” para transmitir a ideia que pretende veicular.
b) ironia para conferir um novo significado ao termo “outra
coisa”.
c) homonímia para opor, a partir do advérbio de lugar, o espaço
da população pobre e o espaço da população rica.
d) personificação para opor o mundo real pobre ao mundo
virtual rico.
e) antonímia para comparar a rede mundial de computadores
com a rede caseira de descanso da família.
Resposta: A
Aula 10 - Língua Portuguesa
Ironia. Ambiguidade
Aspectos semânticos
Dinâmica Local Interativa
Questão 1 - (FUVEST - 2013)
Ditadura/Democracia
A diferença entre uma democracia e um país totalitário é que
numa democracia todo mundo reclama, ninguém vive
satisfeito. Mas se você perguntar a qualquer cidadão de uma
ditadura o que acha de seu país, ele responde, sem hesitação:
“Não posso me queixar”.
Millôr Fernandes. Millôr definitivo: a bíblia do caos
Para produzir o efeito de humor e o tom irônico que o
caracteriza, esse texto emprega o recurso da ambiguidade?
Justifique sua resposta.
Resposta:
Questão 2 - (ENEM - 2013)
A tirinha denota a postura assumida por seu
produtor frente ao
uso social da tecnologia para fins de interação e de
informação. Tal posicionamento é expresso, de forma
argumentativa, por meio de uma atitude
a) crítica, expressa pelas ironias.
b) resignada, expressa pelas enumerações.
c) indignada, expressa pelos discursos diretos.
d) agressiva, expressa pela contra-argumentação.
e) alienada, expressa pela negação da realidade.
Resposta: A
Praticando Língua Portuguesa
Questão 1 - (Unicamp 2010 - Adaptada)
A propaganda do famoso dicionário “Aurélio”, apresenta uma
foto do livro acompanhada da expressão “Bom pra burro”.
Considerando tal contexto, explique como tal expressão
assume ambiguidade?
Resposta:
Questão 2 - (UERJ 2014 1º Exame de qualificação)
O sentido da charge se constrói a partir da ambiguidade de
determinado termo.
O termo em questão é:
a) fora.
b) agora.
c) sistema.
d) protestar.
Quais os sentidos que tal termo assume nesta charge?
Resposta: C
Questão 3 - (UERJ 2018 2º Exame - Adaptada)
Logo no princípio do romance, o romance “A hora da estrela”,
de Clarice Lispector”, apresenta uma dedicatória assim iniciada:
Do decorrer do texto, extrai-se um trecho
do romance em que se lê:
“Um [...] escritor, sim, mas teria que ser homem porque
escritora mulher pode lacrimejar piegas.”
Considerando que o romance é de Clarice Lispector, pode-se
inferir que a escolha de um narrador masculino é constitui uma
ironia? Explique.
Resposta:
Questão 4 - (ENEM 2014)
Talvez pareça excessivo o escrúpulo do Cotrim, a quem não
souber que ele possuía um caráter ferozmente honrado. Eu
mesmo fui injusto com ele durante os anos que se seguiram ao
inventário de meu pai. Reconheço que era um modelo.
Arguíam-no de avareza, e cuido que tinham razão; mas a avareza é apenas a
exageração de uma virtude, e as virtudes
devem ser como os orçamentos: melhor é o saldo que o déficit.
Como era muito seco de maneiras, tinha inimigos que
chegavam a acusá-lo de bárbaro. O único fato alegado neste
particular era o de mandar com frequência escravos ao
calabouço, donde eles desciam a escorrer sangue; mas, além
de que ele só mandava os perversos e os fujões, ocorre que,
tendo longamente contrabandeado em escravos, habituara-se
de certo modo ao trato um pouco mais duro que esse gênero
de negócio requeria, e não se pode honestamente atribuir à
índole original de um homem o que é puro efeito de relações
sociais. A prova de que o Cotrim tinha sentimentos pios
encontrava-se no seu amor aos filhos, e na dor que padeceu
quando morreu Sara, dali a alguns meses; prova irrefutável,
acho eu, e não única. Era tesoureiro de uma confraria, e irmão
de várias irmandades, e até irmão remido de uma destas, o que
não se coaduna muito com a reputação da avareza; verdade é
que o benefício não caíra no chão: a irmandade (de que ele
fora juiz) mandara-lhe tirar o retrato a óleo.
ASSIS, M. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992.
Obra que inaugura o Realismo na literatura brasileira,
“Memórias Póstumas de Brás Cubas” condensa uma
expressividade que caracterizaria o estilo machadiano: a ironia.
Descrevendo a moral de seu cunhado, Cotrim, o
narrador-personagem Brás Cubas refina a percepção irônica ao
a) acusar o cunhado de ser avarento para
confessar-se
injustiçado na divisão da herança paterna.
b) atribuir a “efeito de relações sociais” a naturalidade com que
Cotrim prendia e torturava os escravos.
c) considerar os “sentimentos pios” demonstrados pelo
personagem quando da perda da filha Sara.
d) menosprezar Cotrim por ser tesoureiro de uma confraria e
membro remido de várias irmandades. E insinuar que o
cunhado era um homem vaidoso e egocêntrico, contemplado
com um retrato a óleo
Resposta: B
Aula 14 - Língua Portuguesa
Tipos textuais: dissertativo-expositivo
e
dissertativo-argumentativo
Dinâmica Local
Interativa
O balanço da
Bossa
Condicionada
fundamentalmente pelos veículos de massa, que
a coagem a respeitar o “código” de convenções do ouvinte, a
música popular não apresenta, senão em grau atenuado, o
contraditório entre informação e redundância, produção e
consumo. Desse modo, ela se encaminha para o que Umberto
Eco denomina de música “gastronômica”: um produto industrial
que não persegue nenhum objetivo artístico, mas, ao contrário,
tende a satisfazer as exigências do mercado, e que tem, como
característica principal, não acrescentar nada de novo,
redizendo sempre aquilo que o auditório já sabe e espera
ansiosamente ver repetido. Em suma: o servilismo ao “código”
apriorístico - assegurando a comunicação imediata com o
público - é o critério básico de sua confecção. “A mesma praça. O mesmo banco.
As mesmas flores, o mesmo jardim”. O mesmismo. Todo mundo fica satisfeito. O
público. A TV. Os anunciantes. As casas de disco. A crítica. E, obviamente, o autor.
Alguns ganham
com isso (financeiramente falando). Só o ouvinte-receptor não “ganha” nada. Seu
repertório de informações permanece, mesmissimamente, o mesmo. Mas nem tudo é
redundância na música popular. É possível discernir
no seu percurso momentos de rebeldia contra a estandardização e o consumismo.
Assim foi com o Jazz Moderno e a Bossa-Nova.
Augusto de Campos. O Balanço da Bossa.
Questão 1 - (FUVEST-SP) O texto discute
a) a nulidade
da ação dos veículos de massa sobre a música popular.
b) a
invariabilidade da mensagem transmitida pela música popular.
c) o
entusiasmo do auditório em relação à música popular.
d) a adesão ao
consumismo representada pelo Jazz Moderno e a Bossa Nova.
e) o objetivo
artístico a que se propõe a música popular.
Resposta: B
Praticando Língua Portuguesa
Questão 1 - Considere o texto a seguir
para responder às questões 1, 2, 3 e 4:
Quem assume o fracasso escolar?
A rotina de todo diretor é marcada pela variedade de
atividades. Ao chegar à escola, o que ele planejou fazer
naquele dia geralmente se perde em meio às emergências que
surgem de todos os cantos. O telhado mal vedado, a falta de
um professor, o acidente de um aluno, o recurso que não
chegou. Tudo o obriga a reorganizar o plano de trabalho [...]
Uma pesquisa feita pela Fundação Victor Civita (FVC), em
parceria com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e
Estatística (Ibope), constatou que o dia a dia do gestor é mais
marcado por essas tarefas do que pelo que seriam as três
principais preocupações inerentes ao cargo: dirigir a relação
entre ensino e aprendizagem, orientar para o saber e gerenciar
o conhecimento.
Se a escola é o lugar formal do conhecimento, onde se formam
o trabalhador de amanhã, o leitor e o escritor competente e o
indivíduo ético, nada mais óbvio que a instituição tenha de ser
bem gerida em todos os aspectos para funcionar com êxito.
Porém a falta de uma visão integrada entre o administrativo e o
pedagógico leva os diretores a outro equívoco, também
apontado no estudo: nenhum dos gestores entrevistados
atribui a si próprio a responsabilidade pelo baixo desempenho
dos alunos. Há outros fatores que também espantam. Eles
creditam a culpa pelos resultados ruins das escolas, no que diz
respeito à aprendizagem, ao governo (48%), à comunidade
(16%), aos professores (13%), aos alunos (9%) e até mesmo à
escola (7%) - como se a instituição fosse um elemento
independente de suas esferas constituintes.
Com isso, fica evidente que eles ainda desconhecem sua
máxima obrigação e resumem sua atuação à burocracia. [...]
O diretor não está sozinho nesse pensamento equivocado.
Todos temos uma porção de responsabilidade. Ainda assim, o
entendimento de que o gestor também precisa ser
responsável pela aprendizagem das crianças é urgente; aquele
que não o fizer, não compreende seu papel.
ALMEIDA, José Fernando de. Quem assume o fracasso escolar? Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/787/quem-assume-o-fracasso-escolar.
Acesso em: 22 de jun. de 2020 (com adaptações).
Questão 1 - (AVAM/2020) Nesse texto, o autor defende a tese de que:
a) pesquisas
apontam que o gestor escolar é profissional mais preocupado com a aprendizagem
dos alunos.
b) o gestor
escolar que não se preocupa com a aprendizagem dos alunos cumpre bem função
dele.
c) o gestor
escolar é o profissional que menos deve se preocupar com a aprendizagem dos
alunos.
d) muitas são
as tarefas atribuídas aos gestores escolares, fazendo com que eles se desviem
do foco principal: a aprendizagem dos alunos.
e) gestores
escolares são meramente administradores que precisam zelar pela estrutura
física da escola.
Resposta: D
Questão 2 - (AVAM/2020)
No texto lido, os dados estatísticos (percentuais extraídos de
pesquisa) são utilizados com a intenção de
a) introduzir à temática do fracasso escolar.
b) sustentar a tese, pois estão empregados como parte da
argumentação.
c) identificar os responsáveis pelo fracasso escolar.
d) concluir o texto que dispôs sobre o fracasso escolar.
e) constituir uma proposta de intervenção ao problema do
fracasso escolar.
Resposta: B
Questão 3 - (Adaptada de FUNCAB/2014)
Pelas características da organização do discurso, a respeito do
texto pode-se afirmar que se trata de uma:
a) expressão injuntiva, por indicar como realizar uma ação,
utilizando linguagem simples e objetiva, com verbos no modo
imperativo.
b) dissertação de caráter expositivo, pois explica, reflete e
avalia ideias de modo objetivo, com intenção de informar ou
esclarecer.
c) dissertação de caráter argumentativo, pois faz a defesa de
uma tese com base em argumentos, numa progressão lógica
de ideias, com o objetivo de persuasão.
d) narração, por reportar-se a fatos ocorridos em determinado
tempo e lugar, envolvendo personagens, numa relação
temporal de anterioridade e posterioridade.
e) descrição, por retratar uma realidade do mundo objetivo a
partir de caracterizações, pelo uso expressivo de adjetivos.
Resposta: C
Questão 4 - A conclusão apresentada para o texto contém
proposta de intervenção ou retoma a tese para reafirmá-la?
Explique.
Resposta:
Professor
(a):___________________________________________________
Aluno:_________________________________________________________
Aula 6 - Língua Espanhola
Presente de Subjuntivo
Dinâmica Local Interativa
Questão 1 - Conjuga los verbos
entre paréntesis en presente de subjuntivo para completar las frases
siguientes.
a) Que todos
se ____________ en la lucha contra el racismo. (empeñar)
b) Que tú
______________ a ser una persona mejor. (aprender)
c) Deseo que
nosotros _______________ en una sociedad sin prejuicios desigualdades. (vivir)
d) Espero que
ella se _______________ más dispuesta. (sentir)
e) Que ustedes
______________ en lo mal que causaron. (pensar)
Questão 2 - Así como el verbo “sentir”, el verbo “preferir” posee la
misma irregularidad. Observa la conjugación del verbo “sentir” y conjuga el
verbo “preferir” en presente de subjuntivo.
Praticando Língua Espanhola
Questão 1 - Observa los verbos entre
paréntesis y conjúgalos en presente de subjuntivo para completar las frases:
I- Que
nosotros ____________ en la lucha por una causa justa
(empeñarse)
II- Espero que
usted ______________ todo lo que te he dicho. (comprender)
III- Deseo que
el cumpleañero _______________ el pastel antes que yo me vaya. (partir)
IV- Espero que
las mujeres _______________ a sus hijos. (ayudar)
a) nos empeñábamos - comprenda - parta - ayudó
b) nos empeñaremos - comprende - partirá - ayuden
c) nos empeñemos - comprenda - parta - ayuden
d) nos empeñamos - comprendió - partirá - ayudará
e) nos empeñemos - comprendía - partió – ayudaba
Questão 2 - Busca las frases que poseen verbos en presente
de subjuntivo y marca la opción adecuada:
I- Si yo tuviera tiempo y dinero iría conocer Guatemala.
II- ¡Ojalá venga la lluvia y con ella los frutos del campo!
III- Juan cumplió trece años la semana pasada.
IV- ¡Quiero que vuelvas acá con tus sugerencias!
V- La vida no es tan simple, ¡hay que luchar!
VI- Tal vez hablen en español los ponentes Ruy y José.
a) I - II - V - VI
b) III - IV - V
c) III - IV - V - VI
d) II - III - IV - V - VI
e) II - IV - VI
Questão 3 - As frases abaixo contêm verbos no presente do
subjuntivo. Quais apresentam verbos regulares e irregulares?
I- ¡Ojalá lleguemos a tiempo para ver la película!
II- ¡Espero que el niño duerma tan pronto!
III- ¡Qué tú sigas firme en tus planes y propósitos!
IV- Quizás viajen este mes a Japón.
a) Nas frases I e II há verbos regulares e III e IV irregulares.
b) Nas frases I e IV há verbos regulares e II e III irregulares.
c) Nas frases II e IV há verbos regulares e I e III irregulares.
d) Nas frases I, II e IIII há verbos regulares e na IV irregular.
e) Na frase I há verbo regular e nas demais há irregulares
Questão 4 - Os verbos abaixo são irregulares e estão
conjugados no presente do subjuntivo na 1ª pessoa do singular
e do plural ("yo" / "nosotros"). Marque a opção que não
confere
com a conjugação de tais verbos:
a) sea - seamos
b) vaya - vayamos
c) crezca - crezcamos
d) pense - piensemos
e) tenga – tengamos
Professor
(a):___________________________________________________
Aluno:
________________________________________________________
Aula 8 - Língua Inglesa
Passive Voice II (past
tense)
Dinâmica Local Interativa
Questão 1 - Complete as orações
utilizando a Passive Voice
Past.
a) Coca cola _____ ______ to be a remedy for headaches.
(suppose)
b) Post-it notes _______ ______to be a super adhesive.
(suppose)
c) Champagne ________ originally ___________ to be wine.
(suppose)
d) Chocolate chip cookies _______ __________ out of a lack
of ingredients. (create)
Praticando
Língua Inglesa
Questão
1 - Complete
a voz passiva com o tempo verbal
correto:
After the accident, two people ______ ______ to the hospital.
a) was taking
b) were taking
c) was taken
d) were taken
e) are taken
Questão 2 - Marque a opção que completa a oração a seguir
levando em consideração a Passive Voice (past tense)
The lamp ______ ______ by Alexander Graham Bell.
a) to invented
b) was invented
c) try invents
d) was inventing
e) were invented
Questão 3 - Escolha a alternativa em que o uso da Passive
Voice está sendo empregado de forma adequada.
a) My book was stolen.
b) That house painted by an artist.
c) Titanic was famous.
d) Our class canceled off.
e) Drugs was forbidden in many countries.
Questão 4 - Assinale a alternativa que não está na voz passiva.
a) Josephine Cochrane invented the bullet-proof vest.
b) The bullet-proof vest was invented by Josephine Cochrane.
c) That message was sent by my fried.
d) The disposable nappies were invented by Mary Anderson.
e) My books were sold
Professor
(a):____________________________________________________
Aluno:__________________________________________________________
Aula 9 - Educação Física
O que é ginástica?
Dinâmica Local Interativa
Questão 1 - A ginástica é uma
atividade integrada por um sistema de exercícios físicos especialmente
escolhidos, que requerem força, flexibilidade e agilidade.
a) Qual das
modalidades de ginástica que vimos em nossa aula é mais direcionada ao condicionamento
físico, saúde, emagrecimento e de fácil acesso?
Resposta:
b) Qual das modalidades de ginástica utiliza cama elástica?
Resposta:
Praticando Educação Física
Questão 1 - A ginástica artística,
também chamada de
ginástica olímpica, é uma modalidade esportiva que envolve
um conjunto de movimentos. Inicialmente ela era praticada
somente por homens, hoje essa modalidade está presente em
ambas categorias (masculina e feminina).
Diante dessa afirmação, assinale a alternativa que possui as
provas de ginástica artística feminina.
a) Solo, barras paralelas, salto sobre a mesa, trave olímpica e
argolas.
b) Solo, barras assimétricas, trave olímpica e salto sobre a
mesa.
c) Solo, barras paralelas, barra fixa, e argolas.
d) Barras assimétricas, trave olímpica, cavalo com alças e salto
sobre a mesa.
e) Barras paralelas, barra fixa, cavalo com alças e solo.
Resposta:
Questão 2 - A apresentação desse estilo de ginástica é como
se fosse um espetáculo de dança, as ginastas podem se
apresentar individualmente ou em grupo, e elas manejam
alguns equipamentos que dão um toque especial a sua
coreografia.
As características citadas representam qual tipo de ginástica?
a) Ginástica laboral.
b) Ginástica circense.
c) Ginástica artística.
d) Ginástica de trampolim.
e) Ginástica rítmica.
Resposta: E
Questão 3 - A ginástica é uma atividade integrada por um
sistema de exercícios físicos especialmente escolhidos, que
requerem força, flexibilidade e agilidade. Podem servir tanto
para competições como para recreação.
Assinale a alternativa que possui apenas as modalidades de
ginástica competitiva?
a) Contorcionismo, ginástica cerebral, ginástica laboral e
hidroginástica.
b) Ginástica de trampolim, ginástica rítmica, ginástica artística e
ginástica acrobática.
c) Ginástica cerebral, ginástica artística, ginástica laboral e
ginástica de trampolim.
d) Contorcionismo, ginástica rítmica, ginástica cerebral.
e) Ginástica rítmica, ginástica artística, hidroginástica e
ginástica acrobática
Resposta: B
Questão 4 - A ginástica artística também é muito conhecida
por ginástica olímpica. Isso se deve ao fato de ela, durante
muito tempo, ter sido o único tipo de ginástica a integrar os
Jogos Olímpicos.
Com relação à ginástica artística, é correto afirmar que:
a) São seis provas masculinas e quatro femininas.
b) Cavalo com alça, salto sobre a mesa, trave e solo são provas
exclusivamente femininas.
c) Na prova feminina de solo não há acompanhamento musical.
d) O salto sobre a mesa a prova se inicia a partir de um
movimento estático, seguido de um salto no trampolim com
impulsão dos dois pés.
e) A trave talvez seja a prova mais difícil da ginástica artística
masculina. O ginasta deve executar toda a série, composta por
movimentos acrobáticos e de dança, além de giros de 360
graus e saltos obrigatórios.
Resposta: B
Professor
(a):____________________________________________________
Aluno:__________________________________________________________
Aula 11 - Biologia
Os vírus
Dinâmica Local Interativa
Questão 1 -(UNESA/2015.2) Os vírus
são seres parasitas
intracelulares obrigatórios, que precisam infectar células e
utilizar a maquinaria desta para se multiplicar. Sobre os vírus
pode-se dizer que:
a) Possuem características fundamentais dos seres vivos, como
estrutura celular, capacidade de reprodução e de sofrer
mutações.
b) São seres vivos maiores que as bactérias e por isso não
atravessam filtros que permitem a passagem de bactérias.
c) São formados por uma carapaça proteica, que envolve o
retículo endoplasmático e possui ribossomos aderidos à sua
superfície.
d) São todos parasitas animais, com alta
especificidade à
espécie animal que infecta.
e) Podem desempenhar uma função semelhante à dos
antibióticos, promovendo a morte e impedindo a reprodução
de bactérias.
Resposta: E
Questão 2 - (UFRN) Todos os vírus são constituídos por:
a) DNA e proteínas
b) Aminoácidos e água
c) Ácidos nucléicos e proteínas
d) DNA ou RNA
e) RNA e proteínas
Resposta: C
Praticando Biologia
Questão 1 - Frequentemente, quando uma
pessoa está
doente, ouvimos a frase: Deve ser apenas uma virose!
Entretanto, chamamos de viroses todas as doenças causadas
por vírus, que podem variar de uma simples gripe até a AIDS.
De acordo com seu conhecimento sobre viroses, marque
alternativas em que encontramos apenas doenças causadas
por vírus.
a) Hepatite, raiva e caxumba.
b) Hepatite, dengue e cólera.
c) Raiva, dengue e gonorreia.
d) Dengue, herpes e tétano.
e) Dengue, cólera, gonorreia.
Resposta: A
Questão 2 - O HIV é um exemplo de vírus envelopado.
Marque a alternativa que explica corretamente essa definição.
a) São vírus envolvidos por um envelope proteico.
b) São vírus envolvidos por uma parede celular.
c) São vírus envolvidos por um envelope lipoproteico.
d) São vírus com um envelope quitinoso.
Resposta: C
Questão 3 - Como se denomina o tipo de vírus que ataca
bactérias?
a) Intracelular obrigatório.
b) Bactericida.
c) Bacteriose.
d) Bacteriófago.
Resposta: D
Questão 4 - (UFRN) Todos os vírus são constituídos por:
a) DNA e proteínas.
b) Aminoácidos e água.
c) Ácidos nucléicos e proteínas.
d) DNA e RNA.
e) RNA e proteínas
Resposta: C
Aula 18 - Biologia
Reino Monera / Reino
Protista
Dinâmica Local Interativa
Questão 1 - (Fuvest-SP) A bactéria não
possui:
a) membrana plasmática.
b) ribossomos.
c) parede celular.
d) DNA.
e) carioteca.
Resposta: E
Questão 2 - As bactérias podem ser classificadas de acordo
com seu formato. Uma bactéria de formato esférico recebe o
nome de
a) espirilo
b) vibrião.
c) espiroqueta.
d) coco.
e) bacilo.
Resposta: D
Questão 3 - (PUC-RJ) Considere as seguintes afirmações
referentes aos protozoários:
I. Considerando-se o nível de organização dos protozoários,
pode-se afirmar corretamente que são seres acelulares como
os vírus.
II. Pode-se afirmar corretamente que os protozoários possuem
células procariontes.
III. O protozoário causador da malária no homem é o parasita
plasmódio.
a) apenas II está correta.
b) apenas III está correta.
c) apenas I e II estão corretas.
d) apenas II e III estão corretas.
e) todas estão corretas.
Resposta: B
Praticando Biologia
Questão 1 - As bactérias são seres
vivos que na maioria das
vezes são associados a doenças e decomposição da matéria
orgânica, como de alimentos. Entretanto, sabemos que elas
também são úteis aos seres humanos. A respeito da estrutura
desses seres, marque a alternativa que NÃO indica uma
característica presente em bactérias.
a) Podem ser autotróficas e heterotróficas.
b) Possuem DNA circular.
c) Apresentam parede celular.
d) São procariontes.
e) Não possuem membrana plasmática.
Resposta: E
Questão 2 - Sabemos que as bactérias possuem uma grande
variedade de formas e modos de vida, sendo que algumas
vivem solitárias e outras formam colônias. Podemos classificar
as bactérias de acordo com seu formato e agrupamento.
Marque a alternativa que contém apenas formas de bactérias.
a) Cocos, espirilos e bacilos.
b) Cocos, vibriões e bacteriófagos.
c) Bacilos, cocos e flagelados.
d) Flagelados, ciliados e sarcodíneos.
e) Espirilos, radiolários e bacilos.
Resposta: A
Questão 3 - O reino Protista atualmente é conhecido como
Protoctista, englobando uma diversidade de seres vivos que
não apresentam ancestralidade em comum (polifiléticos). Os
organismos presentes neste reino são eucariontes, uni ou
pluricelulares e podem ou não realizar fotossíntese. Os
principais grupos presentes neste reino são:
a) Moneras e Protozoários
b) Protozoários e Fungos
c) Algas e Moneras
d) Fungos e Algas
e) Protozoários e Algas
Resposta: E
Questão 4 -Os protozoários são organismos que em sua
maioria habitam o ambiente aquático, entretanto, não
apresentam parede celular. Eles apresentam como mecanismo
para eliminar o excesso de água absorvido, em ambiente
dulcícola, uma estrutura que permite a osmorregulação. Essa
estrutura é conhecida como:
a) Vacúolos contráteis
b) Pseudópodes
c) Membrana Plasmática
d) Flagelos
e) Cílios
Resposta: A
Professor
(a):____________________________________________________
Aluno:__________________________________________________________
Aula 12 - Química
Introdução à Química
Orgânica
Estudo
do carbono
Dinâmica Local Interativa
Questão 1 - Na aula de hoje, foi
explicado sobre vários compostos orgânicos. Liste aqueles que você conhece.
Resposta:
Questão 2 - Baseado no que foi dado na aula, o que você compreende por química
orgânica?
Resposta:
Praticando Química
Questão 1 - Freedrich Wohler, em 1828,
a partir de
experimentos, desenvolveu a síntese de Wohler. Esse é um dos
experimentos mais importantes para o desenvolvimento da
química orgânica.
Que substância Wohler obteve em seus experimentos.
a) etanol
b) mentol
c) uréia
d) parafina
e) ácido sulfúrico
Resposta: C
Questão 2 - Analise as afirmações abaixo e marque apenas as
alternativas corretas.
I. Berzèlius criou uma teoria conhecida como teoria da força
vital.
II. Os compostos orgânicos são formados, em sua maioria, pelo
elemento Nitrogênio.
III. O carbono é o principal elemento
presente nos compostos
inorgânicos.
IV. A química orgânica é a parte da química que estuda os
compostos do elemento carbono.
V. Uma característica muito importante dos compostos
orgânicos é a de que eles podem se apresentar ligados entre
si. A isso chamamos de cadeias carbônicas.
apenas I
A) II e III.
B) I, II e IV
C) I, IV e V
D) apenas V.
Resposta: C
Questão 3 - A automedicação é uma prática muito perigosa.
Dentre as afirmações a seguir, marque aquela que não está
relacionada a automedicação.
a) Intoxicação
b) agravamento da doença
c) alergias
d) bactérias menos resistentes.
e) pode levar até a morte
Resposta: D
Questão 4 - Leia a frase a seguir e complete:
“A química orgânica é o ramo da Química que estuda a maioria
dos compostos formados pelo elemento _______. Esses
compostos são chamados de ____________”.
Marque a alternativa correta.
a) carbono, compostos orgânicos.
b) nitrogênio, compostos orgânicos.
c) carbono, compostos nitrogenados.
d) hidrogênio, compostos orgânicos.
e) carbono, compostos inorgânicos.
Resposta: A
Aula 19 - Química
Classificação do átomo do
carbono
Questão 1 - (UFPA) No composto:
as quantidades totais de átomos de carbono
primário,
secundário e terciário são, respectivamente, iguais a:
a) 5, 2 e 2.
b) 5, 1 e 3.
c) 4, 3 e 2.
d) 3, 3 e 3.
e) 2, 1 e 4.
Resposta: B
Praticando Química
Questão 1 - Classifique em V ou F as
sentenças relacionadas
aos carbonos numerados da seguinte cadeia:
( ) os carbonos I, II e IV são primários
( ) o carbono III se classifica como secundário
( ) na cadeia há somente um carbono quaternário
( ) o carbono IV recebe a classificação de terciário
( ) existem 5 carbonos primários na cadeia
Marque a alternativa correta:
a) F, V, V, V, V
b) F, V, V, V, F
c) F, V, V, F, V
d) V, V, V, V, V
e) F, V, F, F, V
Resposta: A
Questão 2 - Observe o composto a seguir e assinale a
alternativa correspondente ao número de carbonos primários e
secundários presentes nesta cadeia:
2,3- dimetilbutano
a) 1 primário e 1 secundário
b) 2 primário e 1 secundário
c) 3 primário e 2 secundário
d) 4 primário e 2 secundário
e) 5 primário e 1 secundário
Resposta: D
Questão 3 - (UFMT) (Adaptada) A combustão espontânea ou
muito rápida, chamada detonação, reduz a eficiência e
aumenta o desgaste do motor. Ao isooctano é atribuído um
índice de octana 100 por causa da sua baixa tendência a
detonar.
Classifique os átomos de carbono na cadeia do isooctano:
a) 1 quaternário, 1 terciário, 3
secundários e 5 primários.
b) 1 quaternário, 1 terciário, 1 secundários e 5 primários.
c) 2 quaternário, 1, terciário, 3 secundários e 5 primários.
d) 1 quaternário, 1, terciário, 3 secundários e 3 primários.
e) 1 quaternário, 1, terciário, 3 secundários e 4 primários.
Resposta: B
Questão 4 - Observe a estrutura a seguir:
As quantidades totais de átomos de carbono primário,
secundário e terciário são respectivamente:
a) 3, 1 e 1
b) 4, 1 e 1
c) 2, 0 e 1
d) 4, 0 e 1
e) 3, 1 e 1
Resposta: D
Professor
(a):____________________________________________________
Aluno:__________________________________________________________
Aula 13 - Física
Eletrostática
Dinâmica Local
Interativa
Questão 1 - Quais são as partículas elementares do átomo que são
responsáveis pela natureza da carga elétrica e qual sua unidade de medida?
Resposta:
Questão 2 - Um pequeno pedaço de cobre possui em sua composição atômica 4,0
x 1020 prótons e 3,0 x 1020 elétrons. Sendo a carga elétrica elementar e =
1,6x10-19 C, calcule:
a) sua carga
elétrica positiva;
Resposta:
b) sua carga elétrica negativa;
Resposta:
Praticando Física
Questão 1 - (UEL-PR-Modificada) Campos eletrizados ocorrem naturalmente no
nosso cotidiano. Um exemplo disso é o fato de algumas vezes levarmos pequenos
choques elétricos ao encostarmos em automóveis. Tais choques são devidos ao
fato de estarem os automóveis eletricamente carregados. Sobre a
natureza dos corpos (eletrizados ou neutros), considere as afirmativas a
seguir:
I. Se um corpo está eletrizado, então o
número de cargas
elétricas negativas e positivas não é o mesmo.
II. Se um corpo tem cargas elétricas, então está eletrizado.
III. Um corpo neutro é aquele que não tem cargas elétricas.
IV. Um corpo está positivamente eletrizado quando o número
de elétrons é menor que o número de prótons.
V. Um corpo está negativamente eletrizado quando o número
de elétrons é maior que o número de prótons.
Sobre as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
b) Apenas as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras.
d) Apenas as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.
e) Apenas as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
Resposta: B
Questão 2 - (UFPE-PE) Considere os materiais:
1. Borracha 5. Vidro
2. Porcelana 6. Ouro
3. Alumínio 7. Mercúrio
4. Nylon 8. Madeira
Assinale a alternativa na qual os três materiais citados são bons
condutores:
a) 5, 7 e 8
b) 3, 5 e 6
c) 3, 4 e 6
d) 3, 6 e 7
e) 1, 6. e 8
Resposta: D
Questão 3 - (CEMEAM) Analise as afirmativas:
I - Um corpo eletricamente neutro é desprovido de carga
elétrica.
II - A carga elétrica é quantizada.
III - A carga elétrica de um elétron é, em módulo, menor que a
carga do próton.
IV - Nos isolantes, os elétrons se deslocam livremente ao longo
do material que os constitui.
V - O nanocoulomb é um submúltiplo da unidade de carga
elétrica.
Estão corretas:
a) I, III e IV
b) I, II, V
c) II e V
d) III e V
e) II e III
Resposta: C
Questão 4 - (CEMEAM) Um corpo inicialmente neutro recebe
10 milhões de elétrons. Este corpo adquire uma carga de:
Dados:
Resposta: B
Aula 20 - Física
Princípios de atração e
repulsão
Dinâmica Local Interativa
Questão 1 - Em certos dias do ano,
frequentemente tomamos
pequenos “choques” ao fecharmos a porta do carro ou ao
cumprimentarmos um colega com um simples aperto de mãos.
Em quais circunstâncias é mais provável que ocorram essas
descargas elétricas?
a) Em dias muito quentes e úmidos, porque o ar se torna
condutor.
b) Em dias secos, pois o ar seco é bom isolante e os corpos se
eletrizam mais facilmente.
c) Em dias frios e chuvosos, pois a água da chuva é ótima
condutora de eletricidade.
d) A umidade do ar não influi nos fenômenos da eletrostática,
logo essas descargas poderão ocorrer a qualquer momento.
e) A umidade do ar não influi nos fenômenos eletrostáticos,
logo os corpos se eletrizam de qualquer forma.
Resposta:B
Questão 2 - Cite exemplos do seu cotidiano onde se visualiza
os processos de eletrização por atrito, contato e indução
Resposta:
Praticando Física
Questão 1 - Marque a alternativa que
melhor representa os
processos pelos quais um corpo qualquer pode ser eletrizado.
Eletrização por
a) atrito, contato e aterramento.
b) indução, aterramento e eletroscópio.
c) atrito, contato e indução.
d) contato, aquecimento e indução.
e) aquecimento, aterramento e carregamento
Resposta: C
Questão 2 - A respeito dos processos de eletrização, marque
a alternativa CORRETA.
a) Após a eletrização por contato, os corpos terão cargas
elétricas de mesmo sinal.
b) Na eletrização por indução, o corpo que inicia o processo já
eletrizado é denominado de induzido.
c) Ao atritar duas canetas compostas de polietileno, ambas
ficam eletrizadas negativamente.
d) Na eletrização por contato os corpos ficam carregados com
cargas de sinais opostos.
e) Após a eletrização por indução, o corpo induzido apresenta
carga elétrica do mesmo sinal da carga do indutor.
Resposta: A
Questão 3 - (UFPel) Em relação à eletrização de um corpo,
analise as afirmativas a seguir.
I. Se um corpo neutro perder elétrons, ele fica eletrizado
positivamente;
II. Atritando-se um bastão de vidro com uma flanela, ambos
inicialmente neutros, eles se eletrizam com cargas iguais;
III. O fenômeno da indução eletrostática consiste na separação
de cargas no induzido pela presença do indutor eletrizado;
IV. Aproximando-se um condutor eletrizado negativamente de
outro neutro, sem tocá-lo, este permanece com carga total
nula, sendo, no entanto, atraído pelo eletrizado.
V. Um corpo carregado pode repelir um corpo neutro.
Estão corretas
a) apenas a I, a II e a IV.
b) apenas a I, a III e a IV.
c) apenas a I, a IV e a V.
d) apenas a II e a IV.
e) apenas a II, a III e a V.
Resposta: B
Questão 4 - Um estudante atrita um pente de plástico em seu
cabelo e aproxima-o de um filete de água, que imediatamente
se encurva na direção do pente. Marque a alternativa que
explica de forma correta o motivo pelo qual isso ocorre.
a) O fenômeno é possível porque a água é um condutor
universal.
b) Após o atrito, o pente adquire a mesma carga elétrica da
água, por isso, o filete é atraído.
c) As cargas elétricas em excesso no pente atraem as cargas
de mesmo sinal da água, fazendo com que o filete sofra
deflexão.
d) As cargas elétricas em excesso no pente atraem as cargas
de sinal oposto da água, fazendo com que o filete sofra
deflexão.
e) Todas as alternativas estão incorretas
Resposta: D
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