quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Quatro Testemunhas Escreveram sobre a Vida de Jesus:

 YOHANAN – Era um jovem pescador galileu que, a princípio, seguia João Batista

– um homem impressionante, que imergia as pessoas nas águas, num estranho ritual

de purificação, bem diferente da simples lavagem das mãos e dos pés que os judeus observavam1.

Todos consideravam João Batista “O Profeta” anunciado por Moisés2. Por isso

o jovem João (este é o seu nome em português) ficou muito impressionado quando ouviu

o seu mestre dizer que, na verdade, estava preparando o caminho para outra pessoa, tão

poderosa, que ele mesmo não era digno de desatar a correia e levar-lhe as alparcas3.

De tanto ouvir o seu mestre repetir isso, o jovem João foi criando expectativa sobre

aquela pessoa que estava por vir.

Um dia, quando se encontrava à beira do rio Jordão, ele viu o seu mestre, quase eufórico,

apontar para uma pessoa que havia acabado de batizar, e dizer: Este é Aquele de quem eu disse: depois

de mim vem um Varão que passou adiante de mim, porque antes de mim Ele já existia. Eu

não O conhecia; mas O que me enviou a batizar

com água, Esse me disse: Aquele sobre

quem vires descer o Espírito, e sobre Ele permanecer,

Esse é o que batiza com o Espírito

Santo. Eu vi e já vos dei testemunho que Esse

é o Filho de Deus! Ele é o Cordeiro de Deus,

que tira o pecado do Mundo4.

Tais declarações, por si só polêmicas,

causaram forte impressão em João. Impelido

por grande curiosidade, e acompanhado do

amigo André, deixou o seu mestre e passou

a seguir Jesus.

Ele conta que Jesus, vendo que o seguiam,

perguntou-lhes: Que buscais?

E eles disseram: Rabi (que, traduzido,

quer dizer Mestre), onde pousas? Respondeu-

lhes: Vinde e vede5.

A partir daquele dia, o jovem João ficará colado

ao seu novo Mestre e será o único discípulo a

estar com Jesus desde o primeiro ao último dia.

Referência Bibliográfica 

Pagliarin, Juanribe, 1955- Jesus / Juanribe Pagliarin , Bless Press Editora, 2014. São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário