terça-feira, 29 de novembro de 2022

A corrupção geral do gênero humano

 1) Escolher um verso bíblico e fazer uma interpretação; 

Texto: Vendo os ª filhos de Deus que as b filhas dos homens eram c formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhe agradaram. Gênesis 6:2

Introdução 

Gênesis 6:1-4 tem sido considerado como uma das passagens mais obscuras de toda a 

Bíblia. 

Texto o qual surge muitas discussões sobre o tema. Ora, esses poucos versos têm provocado muitas controvérsias quanto a melhor compreensão. Relata-se que: uma questão 

controversa diz respeito à identidade dos 1) Escolher um verso bíblico e fazer uma interpretação; 

Texto: Vendo os ª filhos de Deus que as b filhas dos homens eram c formosas, tomaram para 

si mulheres, as que, entre todas, mais lhe agradaram. Gênesis 6:2

Introdução 

Gênesis 6:1-4 tem sido considerado como uma das passagens mais obscuras de toda a 

Bíblia. 

Texto o qual surge muitas discussões sobre o tema. Ora, esses poucos versos têm 

provocado muitas controvérsias quanto a melhor compreensão. Relata-se que: uma questão 

controversa diz respeito à identidade dos “filhos de Deus” e das “filhas dos homens”, 

mencionadas em gênesis 6:2. Assim sendo, perguntar-se-ia: - Quem eram os “filhos de Deus”? 

Seriam seres humanos ou anjos caídos? Como poder-se-ia compreender gênesis 6:1-4? 

O presente estudo enfocará, primariamente, a questão da identidade dos "filhos de 

Deus", sendo que, assim fazendo, irá necessariamente abordar o problema da identidade das 

"filhas dos homens" também. 

Desenvolvimento 

Argumentos da Bíblia de estudo apologética

Ainda que tal interpretação possa ser defendida, acreditamos, porém, que os “filhos de 

Deus” sejam os descendentes piedosos de Sete. Apresentamos, para isso, os seguintes 

argumentos: 

Em primeiro lugar, ao analisarmos o texto de Mateus 22.29,30, que diz: ‘Jesus, porém, 

respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Porque 

na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no 

céu”, entendemos que as paixões e os apetites sexuais são especificamente manifestações do 

corpo e não dos anjos celestiais.“filhos de Deus” e das “filhas dos homens”, 

mencionadas em gênesis 6:2. Assim sendo, perguntar-se-ia: - Quem eram os “filhos de Deus”? 

Seriam seres humanos ou anjos caídos? Como poder-se-ia compreender gênesis 6:1-4? 

O presente estudo enfocará, primariamente, a questão da identidade dos "filhos de 

Deus", sendo que, assim fazendo, irá necessariamente abordar o problema da identidade das 

"filhas dos homens" também. 

Desenvolvimento 

Argumentos da Bíblia de estudo apologética

Ainda que tal interpretação possa ser defendida, acreditamos, porém, que os “filhos de 

Deus” sejam os descendentes piedosos de Sete. Apresentamos, para isso, os seguintes 

argumentos: 

Em primeiro lugar, ao analisarmos o texto de Mateus 22.29,30, que diz: ‘Jesus, porém, 

respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Porque 

na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no 

céu”, entendemos que as paixões e os apetites sexuais são especificamente manifestações do corpo e não dos anjos celestiais.

Em segundo lugar, não foi da união entre os "filhos de Deus” e as “filhas dos homens” 

que nasceram os gigantes. Pelo contrário. Eles já existiam antes desse acontecimento. Vejamos: 

“Havia, naqueles dias, gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram 

às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, 

os varões de fama” (6.4). 

Em terceiro lugar, caso esses "filhos de Deus” fossem anjos decaídos, seriam demônios 

e não mais "filhos de Deus"; logo, não poderiam ser considerados como tais. 

Em quarto lugar, os descendentes de Sete “invocavam o nome do Senhor", tal como o próprio 

Sete (4.26). Ou seja, possuíam comunhão com Deus. Andavam com Deus, como Enoque (5.22-

24). 'Acharam graça diante do Senhor", como Noé (5.29; 6.8). E obtiveram “testemunho de que 

agradaram a Deus e se tomaram herdeiros da justiça que é segundo a fé" (Hb 11.5,7). 

Argumento da Bíblia de estudo de Dake

6.2a Filhos de Deus Sete não teve filho nenhum até 235 anos depois da criação, e seu 

filho não teve nenhum filho até 325 anos depois da criação Gn 5.3, 6.9. De onde esses filhos 

vieram então? Eles não poderiam ter sido filhos de Sete, pois esses casamentos aconteceram 

quando o homem começou a multiplicar-se bem no começo da raça, antes que Sete tivesse tido 

filhos com idade para casar. O termo Filhos de Deus prova então que eles foram feitos por Deus, 

não por Sete. Eles eram os anjos caídos de 1 Pe 3.19, 2 Pe 2.4, Jd 1.6,7 

6.2b Filhos dos homens. Hebraico singular o homem Adão, portanto, não as filhas de 

Caim, Sete, ou homens em geral. 

6.2c Hebraico. Towb, formosa Gn 6.2; 24.16; 26.7; Jz 15.2; Ed 1.11; Is 5.9; Dn 1.15.

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