quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Assistência Odontológica para Pacientes com DCNT na Atenção Primária: Doenças Cardiovasculares

 

Iniciado emterça, 22 nov 2022, 21:44
EstadoFinalizada
Concluída emterça, 22 nov 2022, 21:52
Tempo empregado8 minutos 3 segundos
Avaliar100,00 de um máximo de 100,00

Questão 1

Completo
Atingiu 20,00 de 20,00
Marcar questão

Texto da questão

Nas Redes de Atenção à Saúde, a concepção de hierarquia é substituída pela de Poliarquia, e o sistema organiza-se sob a forma de uma rede horizontal de atenção à saúde, com o objetivo de prestar uma atenção integral, resolutiva e de forma regionalizada. Nesse sentido, a Atenção Primária se destaca pelas relações de vínculo com sua população adscrita. No contexto das Redes de Atenção à Saúde (RAS), a Atenção Primária à Saúde (APS) tem como característica:

Escolha uma opção:
 
A Atenção Primária à Saúde tem o papel fundamental de orientar a RAS, embora não haja ordem nem grau de importância entre os diferentes pontos de rede. Representa o primeiro nível de contato do usuário com o sistema de saúde e garante a continuidade da atenção de forma integral.

Feedback

Questão 2

Completo
Atingiu 20,00 de 20,00
Marcar questão

Texto da questão

O Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas aborda os quatro principais grupos de doenças (circulatórias, câncer, respiratórias crônicas e diabetes) e seus modificáveis fatores de risco em comum (tabagismo, álcool, inatividade física, alimentação não saudável e obesidade), e define diretrizes e ações em: Vigilância, Informação, Avaliação e Monitoramento; Promoção da Saúde e Cuidado Integral. Correlacione, abaixo, as características atribuídas com sua ação respectiva:

A. São ações que incluem a importância das parcerias para superar os fatores determinantes do processo saúde-doença, com o objetivo de viabilizar as intervenções que impactem positivamente na redução de doenças e seus fatores de risco.1. Ações de Vigilância, Informação, Avaliação e Monitoramento
B. São ações que compreendem o monitoramento dos fatores de risco; o monitoramento da morbidade e mortalidade específica das doenças; e as respostas dos sistemas de saúde, incluindo gestão, políticas, planos e infraestrutura.2. Ações de Promoção da Saúde
C. São ações que incluem: Linhas de Cuidado; Capacitação e Telemedicina; fortalecimento das ações de prevenção e qualificação do diagnóstico precoce e tratamento dos cânceres do colo de útero e de mama.3. Ações de Cuidado Integral
D. São ações que estão voltadas para a prática de atividade física, alimentação saudável, controle do tabagismo e álcool e busca pelo envelhecimento ativo.

A ordem correta é:

Escolha uma opção:
 
O objetivo do Plano de Enfrentamento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis é o de promover o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas efetivas, integradas, sustentáveis, baseadas em evidências para a prevenção e o controle destas condições e seus fatores de risco; e o de fortalecer os serviços de saúde voltados às doenças crônicas. Para alcançá-lo, são realizadas ações de Vigilância, Informação, Avaliação e Monitoramento; ações de Promoção da Saúde; e ações de Cuidado Integral.

Feedback

Questão 3

Completo
Atingiu 20,00 de 20,00
Marcar questão

Texto da questão

A Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas fomenta a mudança no modelo de atenção à saúde, tendo sido apontada como a melhor estratégia de organização dos serviços de saúde por ser capaz de materializar a produção em saúde de forma mais eficaz e integral. Em relação às diretrizes da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, é correto afirmar que:

Escolha uma opção:
 
A Rede de Atenção às Doenças e Condições Crônicas visa realizar a atenção de forma integral aos usuários com doenças crônicas em todos os pontos de atenção, realizando ações de promoção, proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde.

Feedback

Questão 4

Completo
Atingiu 20,00 de 20,00
Marcar questão

Texto da questão

A cirurgiã-dentista Juliana atendeu Dona Marta, usuária cadastrada na Unidade de Saúde da Família (USF) em que trabalha, que se queixava de “uma ferida na boca que não cicatrizava” a cerca de vinte e cinco dias. No exame da cavidade oral, Juliana identificou uma lesão de 2 centímetros na gengiva vestibular, na região dos dentes 37 e 38, que apresentava pequenas placas brancas e vermelhas com aspecto infiltrativo. Diante dessa lesão suspeita, a conduta de Juliana é:

Escolha uma opção:
 
Os estabelecimentos de atenção primária são responsáveis pela realização de promoção da saúde, prevenção das doenças e tratamento. Além disso, a biópsia pode e deve ser realizada na Unidade de Saúde da Família, desde que possua insumos e equipamentos adequados e cirurgiões-dentistas com capacidade técnica para realiza-la. Após a realização da biópsia e o diagnóstico, talvez seja necessário o encaminhamento para pontos de saúde com maior nível de densidade tecnológica, portanto a atenção primária realiza um papel ordenador dentro da rede, porém mantendo um acompanhamento longitudinal da Dona Marta.

Feedback

Questão 5

Completo
Atingiu 20,00 de 20,00
Marcar questão

Texto da questão

As Redes de Atenção à Saúde (RAS) estruturam-se para enfrentar uma condição de saúde específica, por meio de um ciclo completo de atendimento, e constituem-se de três elementos básicos: uma população, uma estrutura operacional e um modelo de atenção à saúde. A respeito da estrutura operacional, leia as sentenças a seguir, classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a ordem correta:

1. Os sistemas de apoio das RAS são os lugares institucionais das redes nas quais são prestados serviços comuns a todos os pontos de atenção à saúde, nos campos de apoio diagnóstico e terapêutico, de assistência farmacêutica e dos sistemas de informação em saúde.

2. Os sistemas logísticos são soluções tecnológicas fortemente ancoradas nas tecnologias de informação, que garantem a organização racional dos fluxos e dos contrafluxos de informações, produtos e pessoas nas RAS, facilitando a referência e a contrarreferência.

3. A regulação é um sistema transversal a todas as redes temáticas de atenção à saúde, sendo compreendida como a capacidade de intervenção que envolve diferentes atores, mecanismos e procedimentos para a gestão regional compartilhada da referida rede.

4. Os pontos de atenção à saúde são espaços coletivos de cogestão, educação e formação nos quais se combinam diferentes saberes, produzindo conhecimento mútuo e trocas que fomentem a cooperação com o objetivo de assegurar retaguarda especializada às equipes e profissionais.

Escolha uma opção:
 
A regulação é compreendida como o componente de gestão que qualifica a demanda e a assistência prestada, de modo a garantir o acesso às ações e aos serviços de maior densidade tecnológica, a otimizar a organização da oferta, a promover a equidade no acesso às ações e serviços de Saúde e a auxiliar no monitoramento e na avaliação dos pactos intergestores. Já os pontos de atenção são os serviços de assistência à saúde que se distribuem, espacialmente, de acordo com o processo de territorialização, em pontos de Atenção Especializada, nas microrregiões sanitárias; e em pontos de atenção especializada hospitalar, nas macrorregiões sanitárias.

Feedback

Nenhum comentário:

Postar um comentário