O crescimento e o envelhecimento da população brasileira são acompanhados pelo aumento das condições e doenças crônicas não transmissíveis, como as doenças cardiovasculares. Esse processo de transição epidemiológica exigiu uma transformação nos modelos de atenção à saúde, buscando a maior agilidade e integralidade das ações em saúde. Diante disso, assinale a alternativa correta:
- O Telessaúde pode ser considerado um recurso importante para a assistência, especialmente na atenção especializada, ampliando a estratégia de educação permanente no manejo odontológico para doenças cardiovasculares.
- A Atenção Primária deve focar em atividades de promoção, prevenção em saúde e reabilitação, incluindo desde a instrução de higiene bucal à realização de procedimentos restauradores e terapia periodontal básica em paciente com doenças cardiovasculares sistemicamente estáveis. (correta)
- Na busca da atenção integral, o recurso disponível deve ser o elemento estruturante do processo de produção da saúde, sendo a Atenção Terciária o elemento central da Rede de Atenção à Saúde Bucal.
- A atenção primária deve estar preparada para atender exclusivamente as queixas principais e as demandas espontâneas dos pacientes com doenças cardiovasculares.
As cardiopatias congênitas são defeitos anatômicos no coração ou nos grandes vasos associados, com comprometimento da anatomia e da função e que, portanto, demandam um cuidado odontológico diferenciado. Sobre as cardiopatias congênitas, assinale a alternativa correta:
- As cardiopatias cianóticas são definidas em: comunicação interatrial; comunicação interventricular; persistência do canal arterial; estenose aórtica; estenose pulmonar e coarctação de aorta.
- As cardiopatias não cianóticas são menos comuns, e se caracterizam pela junção de dois defeitos não cianóticos, ventrículo único, transposição de grandes vasos ou pela tetralogia de Fallot.
- Pacientes com cardiopatias congênitas apresentam maior ocorrência de defeitos no desenvolvimento do esmalte nos dentes, anomalias dentárias e problemas de erupção.
- Pacientes com cardiopatias congênitas não precisam de profilaxia antibiótica prévia ao procedimento odontológico cruento, devido ao baixo risco de endocardite infecciosa.
A doença arterial coronariana compreende desde a angina até o infarto agudo do miocárdio, além de apresentar opções de tratamento bastante variadas, como o uso do ácido acetilsalicílico e a revascularização do miocárdio. Assinale a alternativa correta sobre o cuidado odontológico dos pacientes com doença arterial coronariana:
- A conduta atual referente aos procedimentos odontológicos cruentos e medicamentos antiagregantes plaquetários ou anticoagulantes orais é a suspensão destes medicamentos.
- O ácido acetilsalicílico deve ser implementado como meio hemostático local para controle de sangramento em procedimentos odontológicos cruentos.
- Mesmo em pacientes com mais de um ano de histórico de infarto agudo do miocárdio, extrações múltiplas de dentes só devem ser realizadas após o parecer médico.
- Em relação à escolha de anestésicos locais para este grupo de pacientes, deve ser utilizada a mepivacaína sem vasoconstritor.
O transplante de órgãos sólidos no Brasil tem crescido exponencialmente, o que exige um cuidado longitudinal destes pacientes, inclusive demandando atuação das equipes de saúde bucal. Sobre a assistência odontológica ao paciente transplantado cardíaco, assinale a alternativa correta:
- As extrações de dentes com comprometimento periodontal e extensa destruição coronária não devem ser realizadas antes do transplante.
- O cuidado odontológico após o transplante é fundamental para o controle de infecções oportunistas, como a candidíase.
- O paciente transplantado cardíaco não necessita de profilaxia antibiótica prévia para a realização de procedimentos odontológicos.
- Os pacientes transplantados apresentam baixo risco de sepse e bacteremia, o que torna o acompanhamento odontológico, após o transplante, opcional.
O cirurgião-dentista inserido na atenção primária deve atuar em conjunto com os demais profissionais da Estratégia Saúde da Família, buscando atender às necessidades dos pacientes com doenças cardiovasculares. Caso esses pacientes não tenham todas as suas demandas atendidas na Atenção Primária, devem ser encaminhados para outros pontos da Rede de Atenção à Saúde Bucal. Em relação ao escopo de atuação das equipes de saúde bucal dos pacientes com doenças cardiovasculares, assinale a alternativa correta:
- No atendimento ao paciente com hipertensão arterial sistêmica, cabe ao cirurgião dentista a realização de anamnese, de exame clínico associado a exames complementares, quando necessário, e a identificação dos medicamentos utilizados.
- No caso de pacientes que apresentam hipertensão arterial sistêmica e que necessitem de tratamento odontológico cirúrgico, a aferição da pressão arterial sistêmica é opcional após o término do atendimento.
- A necessidade odontológica de pacientes com pressão arterial 210x120 mmHg no momento da consulta deve ser analisada individualmente e na dependência da sua condição clínica o procedimento pode ser realizado.
- A hipertensão arterial sistêmica apresenta difícil diagnóstico devido às características clínicas pouco específicas, como febre, perda de peso, anorexia, letargia, dispneia e presença de murmúrios cardíacos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário