terça-feira, 30 de novembro de 2021

Atividade de teologia

 

1 – O que é doutrina?

É o conjunto de princípios que servem  de  base  ao  cristianismo, compreendendo desde  o  ensinamento,  pregação,  opinião  das lideranças  religiosas,  desde  que  embasadas em  Textos  de  obras Bíblicas  escritas,  como  Regra  de  fé,  preceito  de  comportamento   e norma de conduta social, referente a Deus, a Jesus, ao Espírito Santo e Salvação.

 

2 – Por que doutrina é importante?

Doutrina é importante para a salvação. João 8:24 relata que: “ Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados; porque, se não credes que eu sou, morrereis em vossos pecados”. Portanto, o próprio Jesus disse: - a salvação depende de ter a doutrina correta.

3 – Conceitue doutrina no AT e NT.

CONCEITO DE DOUTRINA NO ANTIGO TESTAMENTO:

Doutrina  (hebraico  "xql  leqach")  -  (Dt.  32:2; Pv.4:2; Pv.9:9;  Pv.  13:14) -  ensinamento, ensino, percepção,  capacidade  de  persuasão.  Palavra proveniente de laqach,  que  significa tomar,  pegar,  buscar,  segurar,  apanhar,  receber,  adquirir,  comprar,  trazer,  casar,  tomar esposa, arrebatar, tirar, carregar embora, tomar em casamento.

A doutrina escorrerá suavemente em todos os lugares. Além disso, é uma boa lei que dá instrução ao sábio e ensina aos justos uma  fonte de  vida e como  se  desviar dos laços  da morte.

Doutrina (hebra ico "hrwt  towrah  ou  hrt  torah ")  -  (Is.  28:9; Is.29:24) -lei,  orientação, instrução,  orientação  (humana  o u  divina),  conjunto  de  ensino  profético  na  era messiânica de orientações ou instruções sacerdotais legais, referente aos costumes e hábitos. Palavra oriunda de yarah que significa  lançar,  atirar,  jogar,  derramar,  como  lançar flechas,  jogar  água,  atirar,  apontar,  mostrar,  dirigir ,  ensinar,  instruir. (Ter uma direção definida).

Ela dá entendimento aos errados de espírito e é um aprendizado aos murmuradores.

 

CONCEITO DE DOUTRINA NO NOVO TESTAMENTO:

Doutrina (grego "didach  didache")  -  (Mc.  1: 22; Lc.  4:32; At.2:42; Rm.  6:17) ensino, doutrina, instrução nas assembleias religiosas dos cristãos, fazer  uso  do  discurso  como meio de ensinar, em distinção de outros modos de falar em público. Palavra oriunda de didasko, significando conversar com outros a fim  de  instruí - los, pronunciar  discursos  didáticos;  desempenhar  o  ofício  de  professor  conduzir -se  a  dar instrução, explicar ou expor algo a alguém.

Doutrina (grego "didaskalia didaskalia") - (1  Tm.4:6;  1  Tm.4:16;  1  Tm.6:1; Tt.2:1;Tt.2:10)  -  ensino,  instrução,  preceitos;  palavra  oriunda  de  didaskalos  -  No  NT, alguém  que  ensina  a  respeito  das  coisas  de   Deus,  e  do s  deveres  do  homem;  como  os mestres  da  religião  judaica,  que  pelo  seu  imenso  poder   como  mestres  atraem  multidões, como João Batista. Jesus, pela sua autoridade, refere -se a  si  mesmo  como  aquele  que  mostrou  aos homens  o  caminho  da  salvação  e  como  os  apóstolos  e  Paulo,  que,  nas  assembleias religiosas dos cristãos, encarregavam-se de ensinar, assistidos pelo Santo Espírito contra os falsos mestres entre os cristãos.

 

4 – Quantos artigos ou capítulos compõem a declaração de fé da CBB?

São 19 capítulos:

Capítulo 1 Escrituras Sagradas

Capítulo 2 Deus

Capítulo 3 Homem

Capítulo 4 Pecado

Capítulo 5 Salvação

Capítulo 6 Eleição

Capítulo 7 O reino de Deus

Capítulo 8 A igreja

Capítulo 9 O batismo e a ceia do Senhor

Capítulo 10 O dia do Senhor

Capítulo 11 Ministério da Palavra

Capítulo 12 Mordomia

Capítulo 13 Evangelização e missões

Capítulo 14 Educação Religiosa

Capítulo 15 Liberdade Religiosa

Capítulo 16 Ordem Social

Capítulo 17 Família

Capítulo 18 Morte

Capítulo 19 Justo e ímpios

5 – Conceitue cosmovisão.

É uma maneira de ver o mundo! Ela é a interpretação que fazemos da realidade derradeira. Representa, portanto, o sistema de pressupostos que usamos para organizar e interpretar a experiência da vida, literalmente a visão do cosmos. Dessa forma, classifica-se como um conjunto de pressuposições.

6 – Comente sobre alguns mitos entre ciência e Religião.

A crença religiosa atrapalha o desenvolvimento científico ou na pior das hipóteses, atrasa este último. Dessarte a ciência passou a ser vista como a mais pura expressão da racionalidade humana, sendo posta muitas vezes, em oposição a superstição, ao misticismo e a fé cega. Ora, pensamento este herdado do iluminismo do século XVIII, que tendia a ver o universo como uma máquina.

7 – Comente sobre a Relação entre Teologia e Escrituras.

Na Teologia Bíblica do Antigo Testamento os teólogos dão especial ênfase às profecias e indícios revelados no Antigo Testamento relativos à vinda e missão de Jesus Cristo, o Messias. Por conseguinte, a Teologia Bíblica do Novo Testamento diz que: existe os escritos que no século I foram sendo reconhecidos como sagrados pelas comunidades cristãs.

8 – Quais foram os fatores que estimularam a necessidade de escrituras sobre Jesus?

Uma das causas foi a percepção nos novos escritos inspiração divina, considerando que se Deus havia falado no passado através do antigo Testamento, poderia continuar falando agora através dos novos escritos, os quais circulavam em torno do evento do evangelho de Jesus Cristo. Dessa maneira, a crescente autoridade dos livros da literatura cristã recebe agora grande influxo através do prestígio que lhe dão as citações dos autores da igreja (pais apostólicos), a começar de Clemente Romano, ainda no final do primeiro século 96 a.C), quando o mesmo faz citações de Mateus e Lucas, bem como do apóstolo Paulo, recomendando a sua leitura.

9 – Que posturas foram questionadas pela Reforma protestante?

Pode-se afirmar que a fé em Cristo Jesus foi um dos pilares da Teologia Cristã, desde a sua origem na Antiguidade chegando aos dias de hoje. Dessarte, a ideia e o conceito de fé, além de sua vivência pelo adepto do cristianismo, fundamenta-se na constituição teológica das igrejas Cristãs em todo o mundo. Portanto, neste sentido, a reforma do século XVI não apontou algo novo, mas para outro sentido com relação à fé Cristã. Se a Fé Cristã estava intimamente relacionada ao poder institucional da Igreja oficial no Ocidente, a Reforma questionou tal postura da Igreja Católica Apostólica Romana.

10 – De acordo com o seu entendimento comente sobre a Reforma Protestante.

Reforma Protestante foi um movimento de reforma religiosa ocorrido na Europa, no século XVI. Esse reformismo religioso foi iniciado por Martinho Lutero, um monge alemão insatisfeito com a cobrança de indulgências pela Igreja Católica. Lutero elaborou as 95 teses e fundamentou uma teologia que deu origem a novas denominações dentro do cristianismo.

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