domingo, 4 de dezembro de 2022

Interceder

Interceder

Leitura Bíblica:

Gênesis 19.15-29

Quando Deus arrasou as cidades da planí­cie, lembrou-se de Abraão e tirou Ló do meio da catástrofe que destruiu as cidades onde Ló vivia (Gn 19.29).

Sou pastor e me considero muito privilegiado por isso. Nas igrejas por onde passei, conheci pessoas exemplares. Uma delas era uma senhora casada com um homem que, quando conheci, não cria em Jesus. Em todos os cultos em que estava presente, ela fazia anotações em um caderno. Pouco tempo antes de eu ir embora de lá, o marido conheceu a Cristo em nossa igreja. Todos ficamos muito felizes, e ela em especial. Um dia, quando conversava comigo sobre a alegria de em breve ver seu marido sendo batizado, ela me emprestou seu caderno, e contou que fazia todas aquelas anotações para que pudesse compartilhar o que ouvira com seu marido, caso ele perguntasse. Ela orou por ele durante anos, e agora eles poderiam conversar a respeito do que ouviriam juntos. Deus o transformou, e assim deu ao casal muita alegria nessa certeza de que agora ambos criam em Cristo e estariam juntos na vida eterna. 

Quando soube que Sodoma e Gomorra seriam destruí­das, Abraão tentou interceder pelas pessoas daquelas cidades. Seu sobrinho Ló morava naquela região e estava sujeito ao mesmo castigo. Assim, Abraão pediu a Deus que tivesse misericórdia. Enquanto isso, dois anjos foram a Sodoma e encontraram-se com Ló. No texto da leitura de hoje, vemos o momento em que Ló é retirado da cidade pelos anjos. O versículo em destaque confirma que Deus livrou Ló da morte por causa de Abraão; não porque era justo, mas porque Deus é misericordioso. 

Sabemos que a fé é individual. Ninguém será salvo porque eu desejo que essa pessoa creia ou porque acredito que isso acontecerá com aqueles por quem oro. No entanto, devemos interceder pelos que não conhecem a Cristo com amor, misericórdia e a fé firme de que um dia entregarão suas vidas a Deus. Cabe a eles crerem, e a nós, intercedermos para que isto se realize. 

Deus te abençoe ricamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário