sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Cuidado em crises epilépticas e epilepsia

 

Questão 1

Completo
Não avaliada
Marcar questão

Texto da questão

No acolhimento das demandas espontâneas, o profissional deve ter clareza sobre os riscos e as vulnerabilidades relacionadas ao motivo pelo qual o usuário busca a Unidade.

A Classificação de Riscos mais adequada para Maurício no momento do acolhimento realizado pela enfermeira Luciana é a:

Escolha uma opção:

O atendimento imediato (classificação de risco vermelha - alto risco) é utilizado quando a pessoa está em um quadro de crise epiléptica aguda.

Feedback

Questão 2

Completo
Não avaliada
Marcar questão

Texto da questão

Para o profissional de saúde ser mais assertivo na avaliação das crises epilépticas, é importante identificar as principais etiologias das crises, especialmente conforme a faixa etária da pessoa.

A etiologia mais provável para a crise epiléptica de Maurício é a:

Escolha uma opção:

Em jovens entre 12 a 18 anos, as doenças genéticas ou causas idiopáticas são mais comuns, além de traumatismo, uso de drogas, tumor cerebral e infecções no Sistema Nervoso Central.

Feedback

Questão 3

Completo
Não avaliada
Marcar questão

Texto da questão

Uma crise epiléptica é um distúrbio paroxístico da atividade cerebral. As crises são classificadas conforme seu início (focal ou generalizado) e seus sintomas associados (sintomas motores e não motores). Quando a crise não é presenciada pelo profissional de saúde, a história clínica é fundamental para avaliação de um paciente com possível crise epiléptica, devendo, quando possível, ser confirmada por alguém que tenha presenciado a crise.

Conforme as informações apresentadas na situação de aprendizagem, o tipo de crise epiléptica que Maurício apresentou foi a:

Escolha uma opção:

A crise de Maurício iniciou de maneira focal, porém evoluindo para sua generalização (tônico-clônica bilateral) e para estado pós-ictal prolongado.

Feedback

Questão 4

Completo
Não avaliada
Marcar questão

Texto da questão

Embora a avaliação diagnóstica com exames complementares possa ser realizada inicialmente na APS, em localidades onde esse recurso é disponível, é frequente a presença de achados pouco específicos e inconclusivos diante das amplas possibilidades etiológicas de uma crise epiléptica. No caso de Maurício, é imprescindível em sua avaliação diagnóstica:

Escolha uma opção:

Embora seja importante avaliar a presença de um quadro infeccioso atual em Maurício, detalhar o tipo de crise epiléptica na infância em vigência de febre é de pouca valia para o diagnóstico atual.

Feedback

Questão 5

Completo
Não avaliada
Marcar questão

Texto da questão

No manejo da crise epiléptica, a equipe deve agir de maneira rápida e coordenada para um melhor cuidado do paciente. O paciente costuma ser lateralizado, enquanto outro profissional avalia os sinais vitais e tenta providenciar um acesso venoso para as medidas farmacológicas. O tratamento farmacológico é importante para evitar evolução para o estado de mal epiléptico. O tratamento inicial realizado na crise epiléptica de um paciente com sinais vitais e glicemia normais é:

Escolha uma opção:

Os benzodiazepínicos (diazepam endovenoso ou midazolam intramuscular) são o tratamento de primeira escolha para manejar a crise epiléptica.

Feedback

Nenhum comentário:

Postar um comentário