segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Jefte livra os israelitas

 1. Era então Jefté, o gileadita, homem valoroso, porém filho duma prostituta; Gileade era o pai dele.

2. Também a mulher de Gileade lhe deu filhos; quando os filhos desta eram já grandes, expulsaram a Jefté, e lhe disseram: Não herdarás na casa de nosso pai, porque és filho de outra mulher.

3. Então Jefté fugiu de diante de seus irmãos, e habitou na terra de Tobe; e homens levianos juntaram-se a Jefté, e saiam com ele.

4. Passado algum tempo, os amonitas fizeram guerra a Israel.

5. E, estando eles a guerrear contra Israel, foram os anciãos de Gileade para trazer Jefté da terra de Tobe,

6. e lhe disseram: Vem, sê o nosso chefe, para que combatamos contra os amonitas.

7. Jefté, porém, perguntou aos anciãos de Gileade: Porventura não me odiastes, e não me expulsastes da casa de meu pai? por que, pois, agora viestes a mim, quando estais em aperto?

8. Responderam-lhe os anciãos de Gileade: É por isso que tornamos a ti agora, para que venhas conosco, e combatas contra os amonitas, e nos sejas por chefe sobre todos os habitantes de Gileade.

9. Então Jefté disse aos anciãos de Gileade: Se me fizerdes voltar para combater contra os amonitas, e o Senhor mos entregar diante de mim, então serei eu o vosso chefe.

10. Responderam os anciãos de Gileade a Jefté: O Senhor será testemunha entre nós de que faremos conforme a tua palavra.

(Juízes, 11)

Comentário 

Apesar de Jefte ser filho de uma prostituta. Ainda assim livrou os israelitas. Dessa forma, Jefte fugiu da presença de seus irmãos e habitou na terra de Tobe. Passado algum tempo, pelejaram os filhos de Amom

Nenhum comentário:

Postar um comentário