domingo, 11 de novembro de 2012

Técnicas de Primeiros Socorros:

Todas as pessoas deveriam saber como agir para salvar uma vida em casa de emergência. As estatísticas são claras a este respeito: todos os anos morrem milhares de pessoas como resultado de acidentes domésticos, algumas das quais poderiam ter sobrevivido se tivessem recebido a assistência adequada.
Como verificar de uma pessoa está viva ou morta:
A primeira coisa a fazer é sentir o pulso; isto significa que o coração ainda está a bater. Também é necessário verificar a respiração, que é outro sinal de vida. Se precisar de uma confirmação mais segura, pode observar os olhos. Se o sangue nos vasos sanguíneos da retina estiver coagulado, é um sinal definitivo que a pessoa morreu.

Verificação do pulso:
Chama-se pulsação às batidas que se sentem numa artéria e que correspondem às batidas do coração. A pulsação é produzida pela expansão de uma artéria, ocasionada pelo sangue que circula por ela. Para verificar se há pulsação:
• Coloca-se os dedos indicador e polegar de cada lado da traqueia, a meio do pescoço.
• Fazendo uma pressão muito ligeira, sentirá a pulsação das duas artérias carótidas, que levam o sangue do coração ao cérebro.
• Se não houver pulsação, deve proceder-se de imediato à reanimação cardiopulmonar.
• Se o acidentado não estiver em perigo, anota-se a sua pulsação, pois poderá ser uma informação valiosa.

Pulsações normais:
• Adultos: 60-80 por minuto
• Crianças: 90-100 por minuto
• Lactentes: 100-140 por minuto

Quando não houver urgência, é preferível medir a pulsação no pulso colocando o dedo indicador sobre o osso da parte interior, um pouco abaixo da base do polegar. Mede-se com o dedo indicador e não com o polegar, pois neste pode-se sentir a própria pulsação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário